quinta-feira, 12 de maio de 2005

NOVIDADES DAS TRANSFORMADORES


WORDONG AL BERTO AO VIVO NO CCB

Data de edição: 28 de Junho - TRANSFORMADORES/ Blitz

“irás sozinho vida adentro os braços estendidos como se entrasses na água”
(Al Berto, excerto de “Acordar Tarde” in Horto de Incêndio)

No projecto Wordsong, os músicos transformam, manipulam, desconstroem e reconstroem em experiências sonoras de formato melódico-electrónico os poemas de Al Berto. As canções oferecem espaço às palavras para que estas sejam apropriadas, envolvidas e despertadas do papel, onde esperam quem as descubra. Wordsong foi concebido e desenvolvido por:

Pedro D’Orey - membro fundador dos Mler If Dada, onde foi, também, responsável pelo modus operandi abstrato das letras. Conta com múltiplas participações em projectos musicais de cariz experimental, temperando sempre com uma vertente pop que nunca quis abandonar e cujo resultado parece ser asua marca registada.

Alexandre Cortez– Membro fundador dos Rádio Macau. Ao longo da sua intensa carreira musical, contam-se colaborações com inúmeros músicos portugueses, entre outros Jorge Palma, Sérgio Godinho e João Peste. Como produtor concebeu e produziu espectáculos transversais tais como: “Filhos de Rimbaud”ou “Homenagem a Al Berto”.

Nuno Grácio – Integrou diversos grupos nacionais, entre os quais Bobby Master Groove e Cães de Crómio (juntamente com Alexandre Cortez e Pedro D’Orey). Para além de guitarrista, trabalhou igualmente como produtor musical e engenheiro de som com inúmeras bandas portuguesas. É ainda responsável pelo departamento de áudio de uma das mais prestigiadas salas de espectáculos do país.

DVD : WORDSONG ‘ Al Berto’ ao vivo no CCB

Os Wordsong em concerto fazem-se acompanhar por Filipe Valentim nas teclas (Rádio Macau) e por Rui Alves na bateria (Quinteto Tati). Este espectáculo no CCB conta ainda com convidados especiais que interpretam originais e temas deste grupo em versões absolutamente inéditas. São eles: João Peste – voz (Pop dell Arte), J.P. Simões – voz e saxofone e Sérgio Costa – flauta transversal (Belle Chase Hotel) e ainda Gui - saxofone (Xutos e Pontapés).

As imagens que acompanham o espectáculo são da responsabilidade de Nuno Franco, que é também o realizador deste DVD. A componente de imagem é um dos pontos fortes do espectáculo dos Wordsong.

Tirando partido do jogo luz \ sombra e do silêncio \ palavra \ música, esta performance é sem dúvida uma viagem de grandes emoções ao universo induzido pela poesia de Al Berto, cruzando momentos de grande intimismo com outros de grande impacto plástico musical.

Inclui Videoclips do grupo, fotografias do poeta, ilustrações e entrevistas a personalidades que estiveram ligadas ao poeta (ex. Mário Cesariny)

Depois do primeiro disco ter sido considerado pela critica como um dos melhores de 2002, os Wordsong estão neste momento a preparar uma nova incursão pela poesia portuguesa. Desta vez o escolhido é Fernando Pessoa dado o seu fantástico universo poético. Ainda não há data de edição, mas previsivelmente será em 2006. Neste momento será possível assistir aespectáculos dos Wordsong numa versão que combina Al Berto com Pessoa

CONCERTOS:

Wordsong Al Berto / Pessoa:

Lisboa, 9 de Junho - Feira do livro
Faro, 17 e 18 de Junho – Centro de Artes Performativas do ALGARVE.

Sem comentários: