segunda-feira, 25 de julho de 2005

RECORDAÇÃO - SANTA MARIA GASOLINA EM TEU VENTRE!




Ok, querem qualquer coisa simples? Que tal dadaísmo aplicado ao rock? Ou noise rock literário? Ezra Pound e a Loucura do leopardo buzinado? Hoje, como há quinze anos atrás, continua a ser dificíl qualquer tentativa de classificar o único álbum dos SMGETV! Metal a pingar. Melaço sonoro deslizando em camadas sobrepostas. Estridência abrasiva. Ferrugem em sublimação. No entanto, não se iludam: no céu desta paisagem irrespirável de enxofre colidem atmosferas mágicas e dele despenham-se torrões áridos de melodia. Como qualquer outra besta indomável, "Free-Terminator ou Falcão Solitário Sem Ser Distorção" ganhou cedo uma vida própria e escorreu da mesa de mistura, através dos amplificadores, revoltando-se contra os seus próprios criadores. Jorge Ferraz: ... a coisa entrou em delírio e exagero. Cheguei a meter mais cinco guitarras em cima, uma coisa doida. Foi uma maluqueira para misturar aquilo. A esse nível, perdi completamente o controlo da gravação. Nenhum dos dois (produtores - Ferraz e João Peste) deu conta do recado (...) Tive mesmo que me tratar em otorrinologia. A crueldade da criatura acabaria por se reflectir sobre a música moderna portuguesa ensombrando a vaga de bandas portuguesas que, durante a primeira metade dos anos 90, imitaram sem rasgo o noise rock dos anos 80. Em 1989, os SMGETV! já tinham tomado, momentaneamente, a camisola amarela, fugido do pelotão encabeçado pelos Sonic Youth e percorrido solitariamente geografias sonoras que, ainda hoje, caem fora dos limitados mapas musicais do rock. É urgente recuperar este álbum. (...).[ para mais informações, recorram ao excelente texto do Rui Catalão sobre este álbum publicado em "Os melhores Álbuns da Música Portuguesa 1960-1997" (Público/FNAC, 1998) ]
FAMILY CAT / FÓRUM SONS, 2002

Os SMGTV! formaram-se em Outubro de 1986, como consequência de uma insatisfação em relação ao trabalho com os Bye Bye Lolita Girl. A formação incluía os músicos Jorge Ferraz, Vítor Inácio, Fernando Quaresma e Luís Coroado. Arranjaram uma sala de ensaios, material e disponibilidade para ensaiar todos os dias (excepto ao domingo) com a intenção de levarem até ao extremo algumas das ideias que já tinham desenvolvido nos projectos anteriores (Ezra Pound e Bye Bye Lolita Girl). Passado um ano participam no concerto de aniversário da Ama Romanta onde tocaram três temas. João Peste convida o grupo para gravar um disco mas não aceitaram pois sentiam que ainda não estavam preparados pois a situação musical ainda estava muito confusa. No ano seguinte voltam a ser contactados pela Ama Romanta. Estavam relativamente contentes com o trabalho que estavam a executar e decidiram registá-lo de forma a partir para outras coisas. O seu álbum de estreia foi editado em 1989. O alinhamento do disco é o seguinte: [Lado A Free-Terminator] 1 - Perfil distante; 2 - Ezra Pound e a Loucura; 3 - Neuro Mancer, Drugs & Cybergun, My Pornographic Beautiful Love; 4 - Era Uma Vez Um Preto Com sida (aids)!; [Lado B Falcão Solitário Sem Ser Distorção]; 5 - El Pasao; 6 - Os Nossos Presos Políticos Nunca Usaram Calças de Ganga...; 7 - Era Uma Vez Um Preto Com Sida (aids)!; e 8 - Love. Em 1990 ocorreram algumas alterações na formação do grupo: Sapo entra para o lugar de Fernando Quaresma e Tó Trips substitui Luís Coroado. O grupo perde a sua sala de ensaios e passam a rarear os ensaios. O grupo acabaria por terminar devido à insatisfação dos músicos. É editado a título póstumo o EP (sem título). Uma edição limitada e não comercializada que inclui os temas "Go West, Céline" (com a participação de Adolfo Luxúria Canibal), "Optical Ocean", "Optical Sunday Without William Burroughs" e "Freeway is a Philip K. Dick Tear". Outro dos convidados deste disco é o actor Carlos Rosário.

DISCOGRAFIA
Free-Terminator (LP, Ama Romanta,1989)
EP (sem titulo) (EP, Ed. autor, 1991)

FORMAÇÃO
Jorge Ferraz (guitarra trapalhona, cyborguitar, guitarra desconfiada, escova de plástico amarelo, baquetes, sintetizador estragado de 1971, delay responsável)
Vítor Inácio (baixo, melódica de massa, outras baquetes, guitarra, garrafa de Porto, garrafa de whisky, amplificador sem terra)
Fernando Quaresma (bateria na terra)
Luís Coroado (guitarra, baixo, delay, amplificador)
Francisco Nascimento (voz)
Tó Trips (guitarra)
Sapo (bateria)

COMENTÁRIOS
"Tanto eu, como o Vítor Inácio começámos a escrever muito antes de começarmos a tocar. Inclusive, toda a nossa amizade (de cerca de 12 anos) foi desenvolvida através de experiencias literárias."
JF, Blitz, 1989
"A base do grupo era o Vítor, o Quaresma e eu, e no final éramos cinco elementos. O grupo vivia muito de uma mística de grupo e de uma amizade muito grande entre todos nós e de um ritmo de ensaios muito grande. Tinhamos uma sala onde ensaiávamos, que perdemos e na altura não foi possível arranjar outra. Além de que um dos membros fundadores, decidiu abandonar de vez a música. Um outro músico, o Tó Trips estava a sentir alguma insatisfação com o facto de se ter perdido uma sala de ensaio. Manter o nome artificialmente ou ensaiar uma vez por semana numa sala alugada, não se justificava. Depois, o fim do grupo teve também a ver com as nossas vidas pessoais: chega-se ao final dos cursos universitários e a vida começa a dar uma grande volta, pois a disponibilidade das pessoas não é a mesma."
JF, Blitz, 1994

NO RASTO DE...
Vítor Inácio, Jorge Ferraz e Sapo formaram os God Speed My Aeroplane. Foi uma forma de dizerem que não tinham deixado de trabalhar em música. Mas não tinham intenção de dar concertos e gravar discos. Participaram nas compilações "Distorção Caleisdocopica" e "Realidade Virtual".
Jorge Ferraz é sociólogo deste 1987. Fez parte dos João Peste & Acidoxibordel, God Speed My Aeroplane, God Spirou e Muad´Dib & The Jinin Orchestra. Os seus projectos mais recentes são os Rede Soleri (com João Peste) e Fatimah X.
Tó Trips formou os Lulu Blind e mais recentemente os Dead Combo.
Sapo está nos Mão Morta

Sem comentários: