segunda-feira, 28 de novembro de 2005

AO VIVO NO BAR LOUGE

qui. 01


festival 5ªutores


AO VIVO: monsieur cochon [portugal] (23h00, entrada livre)
AO VIVO: rita cardoso [portugal] (00h00, entrada livre)
+ DJ: chief rodriguez


Monsieur Cochon: Projecto recente que apenas tem uma maquete gravada e que foi seleccionado para representar Portugal na Bienal de Jovens Criadores da Europa e Mediterrâneo. Monsieur Cochon já se apresentou ao vivo acompanhado por uma banda, actuando agora no 5ªutores em dueto com outro guitarrista.

Rita Cardoso: Venceu o Termómetro Unplugged 2000 actuando a solo, surpreendeendo todos os presentes pela sua originalidade, criatividade e capacidades vocais. Em2003 lançou o EP de estreia "Acatísia" onde se confirma o seu enorme talento. Fez vários espectáculos ao vivo, incluindo alguns festivais de Verão.

qui. 08

festival 5ªutores

AO VIVO: old jerusalem [portugal] (23h30, entrada livre)
+ DJ: mário valente


Old Jerusalem: Projecto formado por Francisco Silva, um songwriter que se enquadra na área do "alternative country / folk". O primeiro lançamento em 2001 surge em formato split-cd com o projecto Alla Polacca. A este segue-se o álbum de estreia "April", com produção de Paulo Miranda (The Unplayable Sofa Guitar), trabalho votado como um dos discos do ano pela imprensa portuguesa. Após uma série de concertos a solo, Miguel Gomes (dos projectos Mindelo e Complicado) é integrado na formação. Em Outubro de 2004, Old Jerusalem acaba as gravações de um novo registo que conta novamente com produção de Paulo Miranda. Intitula-se "Twice the Humbling Sun" e é editado a março 2005.

qui. 15

festival 5ªutores

AO VIVO: alpha.berto [portugal] (23h00, entrada livre)
AO VIVO: teresa gabriel [portugal] (00h00, entrada livre)
+ DJ: señor pelota

Alpha.Berto: Pertenceu - e pertence - a várias bandas nacionais, mas aposta agora num projecto a solo, essencialmente instrumental. Apesar da sua formação no jazz, Alpha-Berto apresenta-se como um artista abrangente, não se focando num estilo específico, antes atravessando diversos géneros onde a guitarra desempenha um papel fundamental. Foi recentemente convidado pelo norte-americano Devendra Banhart para o acompanhar num tema no concerto da Aula Magna.

Teresa Gabriel: Começou a tocar guitarra aos 9 anos e piano aos 12, e depressa comecou a escrever música inspirada por alguns dos seus heróis musicais - Jeff Buckley, Tori Amos, Fiona Apple, Kristin Hersch. Estudou também canto lírico e ainda canto hindu em Londres com Swati Ganewan, uma das cantoras que acompanha Nitin Sawhney. Aos 19 anos o seu tema "Dream Sister" foi incluído na colectânea "Optimus 2001" e desde aí tem vindo a expandir o seu circuito de concertos. Em 2003 abriu osconcertos de Beth Gibbons nos Coliseus de Lisboa e Porto, tocando apenas com a suaguitarra para três mil pessoas e recebendo excelentes críticias, e gravou uma maquete de 3 temas com Marsten Bailey (produtor dos Entre-Aspas, Blasted Mechanism, Primitive Reason). Em 2004 lança o seu disco de estreia "Heart-Quake" (produzido por Valdjiu dos Blasted Mechanism) com o jornal Blitz, apesar de ter ainda disponível um outro cd, não oficial, de nome "No Place Like Here". Está presentemente a colaborar com dois projectos mais proximos da world music: Alap (sitar e tablas), já com disco editado e presenças no Festival Andanças e Festival Colombo na Madeira, e Olive Tree (bateria, didgiridu e percussão). Colaborou também com os Lata Bone e Ragbone. Tocouem Londres em locais como 12barblues Club, Project142, Mell Out, Synergy Project,Cargo, Bullet Bar e Union.

qui. 22

festival 5ªutores

AO VIVO: nuno prata [portugal] (23h30, entrada livre)
+ DJ: mário valente

Nuno Prata: Depois do fim dos Ornatos Violeta, Nuno Prata lançou-se num projecto a solo baseado nas suas canções. Começou a apresentar-se ao vivo em 2004, geralmente acompanhado por Nicolas Tricot. Este ano gravou "Todos os Dias Fossem Estes/Outros", o seu primeiro disco em nome próprio, a ser editado no início de 2006

Sem comentários: