segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

The Ratazanas - “Straight From The Sewers” (Demo, Edição de Autor)


Estas músicas estão pintadas com as cores da Jamaica. Transpiram reggae por todos os poros. Música em tons de festa.
Os The Ratazana afirmam-se como sendo a primeira banda portuguesa a tocar early reggae, que foi o tipo de reggae existente nos finais dos anos 60. No seu som, aliás tal e qual como faziam os grupos de então, misturam pedaços de soul, funk, r&b e de rock'n'roll. Sem medos afirmam ser influenciados por bandas como Toots & The Maytals, The Uppsetters, Lloyd Charmers & The Hippy Boys, Dave Barker & Ansel Collins, ou os mais recentes Los Grannadians e The Aggrolites.
Nesta demo estamos perante 3 originais, e uma versão para a música “Until The Erarly Morning” de Vic Ruggiero, onde se nota que a banda conhece de cor e salteado os bons manuais da música jamaicana. Os músicos (vindos de bandas como Contratempos, Ummadjam Soul, Caravan e Não Mata Mas Mói), mostram grande mestria e desenvoltura. Grande destaque para as teclas que enchem de forma sublime todo o som. Atente-se no brilhante começo de “The Truth Abaut Jonny C” e comprove-se o que acabo de escrever. Contudo, seria injusto não destacar o poderoso trabalho da guitarra do Pedro em “ Los Charolastras”.
Sem grande rodeios, os The Ratazanas criam temas simples, que nos fazem a alma levitar. Convidam o ouvinte a dançar. Não tenham medo, deixem o corpo mexer ao ritmo das notas.
Gravada com poucos meios, estes temas apresentam um som mais sujo, que lhe assenta que nem uma luva, empurrando definitivamente os nossos ouvidos para uma época em que as técnicas de gravação eram mais rudimentares.
“O nosso reggae pode ser tão sujo como um esgoto, mas esperamos não cheirar assim tão mal!” - escrevem eles no seu site. Felizmente que isto é bem verdade. Este reggae cheira a perfume. Se desejarem sentir este aroma passem por www.theratazanas.com e saquem estes quatro temas.
Depois, é tempo de fazer a festa!…


Nuno Ávila

Sem comentários: