segunda-feira, 13 de março de 2006

JORGE PALMA MOSTRA NORTE NA GUARDA




Teatro Municipal da Guarda
No Grande Auditório, dia 18


Jorge Palma é considerado um dos melhores cantores/compositores portugueses da actualidade, um criador que consegue cativar diferentes públicos…incluindo o público mais jovem, junto do qual tem conseguido criar um grupo de fervorosos seguidores, e tudo isto apesar de durante 12 anos não ter gravado qualquer álbum de originais.

Jorge Palma vai apresentar “Norte” – o último disco de originais - no Grande Auditório do TMG, no próximo sábado dia 18 de Março, pelas 21.30 horas. O espectáculo vai contar com a participação especial de Vicente Palma (filho do músico). Todas as letras e músicas de “Norte” são da autoria de JorgePalma, com excepção de “Acordar Tarde”, um poema de Al Berto do livro “Horto de Incêndio”, e de “Valsa dum Homem Carente” e “Demónios Interiores”, com letras de Carlos Tê.

“Norte” é um disco de ambientes vários, o músico confessa que parte dele foi escrito a caminho de Gaia, ao volante do seu carro. Auto-estrada acima - rumo, claro, ao Norte. «Um gajo quando está na auto-estrada vai concentrado. Deu-me para escrever orquestrações e outras ideias. Às vezes acontecia chegar a Gaia com coisas já praticamente escritas», referiu em entrevista ao Jornal de Notícias, de 11 de Novembro de 2004, Jorge Palma.

Joge Palma nasceu em Lisboa em 1950. Em 1956 inicia os seus estudos musicais (piano), e em 1958 presta a sua primeira audição no Conservatóriode Lisboa. Em 1963 recebe o 2º prémio e Menção Honrosa no Concurso Internacional das Juventudes Musicais, realizado em Palma de Maiorca.

A actuação no 1º Festival de Vilar de Mouros e a convivência com os músicos, vêem estimular a escrita musical e a composição das primeiras canções com letras em inglês, o que viria a dar origem ao seu primeiro single a solo intitulado "The Nine Billion Names of God".

Sem comentários: