segunda-feira, 24 de julho de 2006

JOSÉ PEIXOTO + MARIA JOÃO




Quatro anos depois de apresentarem «Carinhoso»


Maria João e José Peixo tocom o novo disco «Pele»


Domingo, 30 de Julho
MARIA JOÃO E JOSÉ PEIXOTO
22h00 Sala Suggia 15 â€


A música de José Peixoto volta a brilhar na voz de Maria João, num concerto a decorrer no próximo dia 30 de Julho, pelas 22 horas, na Sala Suggia da Casa da Mísica, no qual os dois artistas apresentam o novodisco «Pele» (2006). Quatro anos depois da colaboração conjunta em«Carinhoso», que celebrava a obra do compositor brasileiro Pixinguinha, a dupla aproveita agora para fazer uma releitura de alguns temas do iní­cio da década de 90.

Acompanhados ao vivo pelo contrabaixista brasileiro Yuri Daniel e pelo percussionista português Vicky, o guitarrista José Peixoto e a cantora Maria João provam, mais uma vez, que há novos territórios a explorar e fronteiras a ultrapassar. Desta vez, com um conjunto de canções de José Peixoto, com letras de Tiago Torres da Silva, de Eugénia de Vasconcellos e do próprio compositor, que se tem vindo a revelar à margem da sua carreira com os Madredeus.

Mais afastados da linha tradicional do jazz, José Peixoto e Maria João são hoje músicos ecléticos, que buscam inspiração em sons de todo omundo.

À parte o seu trabalho regular com Má¡rio Laginha, Maria Joã tem trabalhado com destacados nomes da música nacional (António Pinho Vargas, Carlos Bica, José Peixoto, Blasted Mechanism, ClÃ, entre outros) e mundial (Laureen Newton, Bob Stenson, Christof Lauer, Gilberto Gil, Joe Zawinul, Saxofour, Hermeto Pascoal ou Lenine), para além de ter integrado espectáculos de fusão artística como Raizes Rurais, Paixões Urbanas ou a coreografia Ao Vivo, pela Companhia de Paulo Ribeiro.

José Peixoto integra, desde 1993, a formação do grupo Madredeus, com o qual já gravou diversos CDs e realizou tournés um pouco por todo o mundo. O seu primeiro trabalho a solo, intitulado «AsVozes dos Passos», surgiu em 1996 e foi gravado na Igreja da Cartuxa, em Caxias. Seguiu-se, em 1998, o CD «A Vida de Um Dia» e, em 2000, «Oque me diz o espelho de Água».

Sem comentários: