quinta-feira, 28 de setembro de 2006

PEDRO MOUTINHO COM SEGUNDO DISCO




PEDRO MOUTINHO
"ENCONTRO"


09 DE OUTUBRO


Revelado em disco em 2003 com o álbum "Primeiro Fado", prémio revelação da Casa da Imprensa, Pedro Moutinho tem o Fado nas veias. Aprendeu a cantar o Fado vivendo-o no dia a dia desde os 11 anos de idade.

Toda essa experiência - as muitas noites e madrugadas em casas de fado ou nas Quartas de Fado do"Encontro" é aquilo que o seu título nos diz: um encontro entre oclassicismo do fado e a inovação da leitura que uma das melhores vozes danova geração de fadistas dele faz. Casino Estoril, a passagem pelo Quinteto de Fados de Lisboa, os muitos concertos em Portugal e no estrangeiro - culmina agora no seu segundo álbum.

Um disco que prova como a modernidade e a tradição não são incompatíveis, antes complementares, e que revela uma nova segurança na voz de Pedro Moutinho, desenhando a evolução da sua abordagem ao Fado.

"Encontro" é aquilo que o seu título nos diz: um encontro entre o classicismo do fado e a inovação da leitura que uma das melhores vozes da nova geração de fadistas dele faz.

Nove fados tradicionais - como o Alexandrino, o Isabel, o Alvito, o Súplica ou o José Marques do Amaral - são maioritariamente apresentados aqui com letras inéditas escolhidas a dedo por Pedro Moutinho, pertencentes a poetas clássicos como António Botto ou Fernando Pessoa, contemporâneos como Manuel Alegre ou António Lobo Antunes, ou colegas como Aldina Duarte.

Com a ajuda preciosa do guitarrista José Manuel Neto, do violista Carlos Manuel Proença (igualmente produtor e director musical do álbum) e do viola baixo Daniel Pinto, Pedro Moutinho desenha neste seu segundo registoum "Encontro" entre o passado e o presente do Fado. Por vezes, é desses encontros que nasce o futuro.

Sem comentários: