quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

PEDRO CALDEIRA CABRAL EM CONCERTO NA CASA DA MÚSICA




Concerto inclui músicas originais do compositor


Cinco séculos de músicapela guitarra de Pedro Caldeira Cabral


Fado e Guitarra Portuguesa
Domingo, 14 de Janeiro
Pedro Caldeira Cabral
"O Labirinto da Guitarra"
Pedro Caldeira Cabral guitarra portuguesa
Joaquim António Silva guitarra clássica
Duncan Fox contrabaixo
22h00 - Sala 2 - 10 €


Pedro Caldeira Cabral apresenta um programa de obras musicais com cinco séculos de história, no primeiro concerto do ciclo Fado e Guitarra Portuguesa que se realiza no próximo domingo, 14 de Janeiro, às 22h00, naSala 2 da Casa da Música. Em "O Labirinto da Guitarra", Caldeira Cabral interpreta temas do universo da guitarra portuguesa, desde as suas origens até aos nossos dias.

Acompanhado por Joaquim António Silva, na guitarra clássica, e Duncan Fox ,no contrabaixo, Pedro Caldeira Cabral proporciona um programa com compositores como Domenico Scarlatti (o mais destacado da Península Ibérica no século XVIII, autor de mais de 550 sonatas, com fortes ligaçõesà música portuguesa), Carlos Seixas (organista da Catedral de Coimbra, desde os 14 anos e da Capela Real aos 16), Manuel José Vidigal (guitarrista famoso na viragem para o século XIX), Anthero da Veiga (compositor e exímio instrumentista do século XIX), Artur Paredes (grande responsável pelos trabalhos que conduziram à evolução da guitarra portuguesa, pelo desenvolvimento de novas técnicas de execução instrumental e pela renovação no acompanhamento da canção de Coimbra) e o seu filho Carlos Paredes, entre outros.

Este concerto revela, também, obras originais de Pedro Caldeira Cabral representativas de diferentes tipos de linguagem. São elas "Fantasia Verdes Anos", uma recriação do tema mais famoso de Carlos Paredes,"Momentos", mais ligada à modernidade, "Baile dos Carêtos", em diálogo como contrabaixo, e "Balada da Oliveira", de carácter mais lírico.

"Labirinto da Guitarra" é o resultado de um vasto trabalho que Pedro Caldeira Cabral tem vindo a desenvolver desde que, em 2001, no âmbito da Porto Capital Europeia da Cultura, apresentou as "Memórias da GuitarraPortuguesa".

Sem comentários: