segunda-feira, 13 de abril de 2009

Daily Misconceptions - "If I Hug Your Sweaters Will They Get Their Colour Back?" (MiMi Records)





Pode a pop ser experimental? Pode a pop ser ambiental? Depois de se ouvir Daily Misconceptions a resposta é clara: pode!
O conceito é simples e passa por criar pedaços de som que vivendo de notas mais experimentais ou ambientais se aproxima da canção quase perfeita.
Neste trabalho que é disponibilizado pela MiMi Records para sacar livremente (http://www.clubotaku.org), Daily Misconceptions não perde o sentido da melodia.
A ideia contudo, não é a de criar canções simples com refrão. A voz aqui quando entra é para experimentar novos caminhos. O conceito passa por juntar várias ideias numa só, criando um produto que acaba por não ser muito estranho ao ouvido.
E é por isso mesmo que Daily Misconceptions nos agrada. Por consegui este dificil equilíbrio. Passeia na corda bamba, sem pender demasiado para um dos lados. Tarefa de mestre, só reconhecida a alguns talentosos.
Depois existe aqui neste som aquele lado mais infantil, no bom sentido, trazido por alguns instrumentos, que sem o serem passam a servir de componente à criação. Vem-nos várias vezes à memória o som das caixas que ouvíamos quando éramos pequenos e que nos ajudavam a adormecer. Esta música faz-nos sonhar.
Daily Misconceptions é o projecto de João Santos, colaborador do colectivo artístico Essay Collective, das bandas The Boy With The Broken Leg, dos Norton, e dos Puget Sound. Percebe-se então facilmente de onde lhe vem a veia mais pop e o lado menos construído da canção.
"If I Hug Your Sweaters Will They Get Their Colour Back?" é um registo de três temas, em que a imaginação do criador e do ouvinte é posta a funcionar. Momentos de puro deleite. Um diamante em bruto. Peças de um pop que quer ser vanguardista e sair da linha sem que para isso tenha de inventar em demasia .
Pop, porque esta música tem o brilho das grandes melodias. Pop, porque todos os temas têm aqui a sua parte de canção. Experimental e ambiental, porque aqui o conceito é o de reescrever a canção pop e de lhe traçar caminhos menos previsíveis.


Nuno Ávila

Sem comentários: