B Fachada
Um Fim De Semana no Pónei Dourado
Tour de Apresentação do novo álbum.
(uma organização Merzbau)
Disco a ser lançado pela Florcaveira, é o primeiro Longa Duração de B Fachada. Após o lançamento no Maxime B Fachada estará em peregrinação pelo país. Algumas datas poderão ser acrescentadas.
"Princesa pop, palhaço pirómano, petrarquista pirata, perfeccionista patife, porfiado e prolixo poeta - tudo adjectivos começadas por "b".
Fachada é um multi-instrumentista virtuoso: do piano à guitarra, passando pela viola braguesa e pelo trompete vocal. Do soneto maldito ao cianeto alexandrino, passando pela grandiloquência transmontana e pela rusticidade jazzística de um scat: é multi-instrumentista virtuoso este B Fachada.
Certificadamente hiperactivo no que toca à produção, Fachada não só tem em mente fazer vários discos por ano como tem, na sua discografia, as provas de que é capaz. O seu primeiro trabalho pela FlorCaveira, o EP Viola Braguesa", é uma pequena colectânea de maravilhas que deixou a crítica a salivar pela primeira consoante do alfabeto. Segue-se o "Fim de Semana no Pónei Dourado", um longa-duração, uma Magnum Opus; um disco simultaneamente terno e maldito, afago e soco, Dulcineia e Lorena Bobbit.
Literato até quando cospe, o cascalense Fachada faz canções para todos os desgostos, humor ponta-e-mola para todos os buchos. Que seja este pónei dourado a, finalmente, limpar a Baía de Cascais das suas carcassas de golfinho.
A sorte sorri aos audazes, a perfeição sorri aos certificadamente hiperactivos."
Samuel Úria.
Datas:
30 de Abril
Cabaret Maxime, Lisboa
(concerto de lançamento)
2 de Maio
ACERT, Tondela
6 de Maio
Teatro Aveirense, Aveiro
8 de Maio
Vale de Pandora, Vale de Cambra
9 de Maio
Centro Cultural do Cartaxo, Cartaxo
15 de Maio
Galeria Desassossego, Beja
16 de Maio
Sociedade Harmonia Eborense, Évora
4 de Junho
Teatro Municipal da Guarda
5 de Junho
Contagiarte, Porto
6 de Junho
Convívio. Guimarães
9 de Julho
Teatro Campo Alegre, Porto
Info:
O Fim
"A Merzbau irá fechar portas brevemente. A informação que foi primeiramente dada aos músicos, acabou por resvalar para os meandros da net e por alguns locais já se tem falado deste facto.
Como não queria deixar de dar uma explicação àqueles que juntamente com os seus músicos e colaboradores, são a razão da existência da Merzbau, ou seja os seus seguidores. Muitos deles assinantes desta mailing list.
Durante cerca de 4 anos fomos responsáveis pelo surgimento de muitos nomes já incontornáveis do panorama da música portuguesa. Dos Losbter, a Walter Benjamin, a Noiserv, B Fachada, Jesus, the Misunderstood, para citar alguns dos mais mediáticos, editámos muita música, corremos o risco, apostámos e ocupámos um espaço que, até prova em contrário ficará por ocupar com o nosso fim. Já tive a oportunidade de agradecer aos músicos, aproveito também para aqui agradecer a vocês que seguiram os concertos e ouviram a música que tínhamos para vos dar.
O motivo que me leva a tomar esta decisão prende-se com o facto deste crescimento exponencial, verificado nos últimos tempos, se ter tornado um fardo complicado de gerir. Sendo que só faria sentido continuar este projecto se fosse para assumir novos desafios e colocar novas metas. O que me levou a criar a Merzbau nunca foi o intento de me tornar parte do corpo responsável pela promoção e produção de música em Portugal, simplesmente seguia uma necessidade que tinha enquanto músico - pela falta e quase inexistência de estruturas que empurrem os artistas nos seus primeiros passos. Veio a comprovar-se que não estava sozinho e havia outros artistas com vontade de criar e de mostrar trabalho.
Mas chegado ao dia de hoje, e tendo sido capaz de até aqui conciliar os dois lados da questão, ao reflectir sobre que novos rumos e desafios se avizinhavam, e sobre o que é de facto importante para a minha vida, achei que era tempo de me dedicar a 100% à minha música e fazer aquilo que sinto ser o que sei fazer melhor.
Mais uma vez obrigado a todos
Até breve
Tiago Sousa "
Sem comentários:
Enviar um comentário