terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Samuel Úria – “Nem Lhe Tocava” (Flor Caveira/Iplay)




Diz Samuel Úria no início do tema “Fel”: “Não sou eu que sou baladeiro /Vocês é que têm mel nos ouvidos (…)”. Samuel apenas canta meia verdade. Aliás este tema até é dos que fazem saltar para fora do artista o seu lado mais baladeiro. Por aqui existem outros.
No entanto enganem-se todos aqueles, que esperavam ver Samuel Úria debitar as suas canções apenas de viola em punho, como acontecia em muitas das suas apresentações. Em “Nem Lhe Tocava”, o artista vestiu as suas musicas com novas roupas, chamando para junto de si alguns amigos para o acompanharem. “Teimoso” é dos temas que mais mutações sofreu e está agora bem distante da versão que conhecíamos dos “Novos Talentos Fnac 2009”.
Como resultado final, temos um disco mais rico em proteínas, que nos oferece um Samuel, algo distante do dos velhos tempos. Contudo, continuamos a estar perante um senhor que tem uma escrita fina, que imprime quilos de ironia às suas palavras.
“Nem Lhe Tocava”, é um registo que sem ser excitante em demasia, nos oferece alguns bons momentos de diversão, o que só por si torna agradável a sua escuta. É um disco bem feito. Com conta peso e medida.
Samuel Úria, coloca-se assim ao lado de João Coração como um dos músicos mais interessantes da família Flor Caveira.
E pelos rumores que correm, ao vivo as canções, neste formato, ganham novo alento e sobem de tom.
Por isso amigos, quando tiverem oportunidade passem os ouvidos por este disco e sobretudo tentem escutar estas canções em palco.


Nuno Ávila

Sem comentários: