segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CRISTINA BRANCO NO ANIVERSÁRIO DO THATRO CIRCO




Quarta-feira, 27 de Outubro, 21h30


Em dia de aniversário, o espectáculo fala do tempo. Esta quarta-feira (27 de Outubro, 21h30), o Theatro Circo comemora o quarto ano de regresso à actividade e Cristina Branco sobe ao palco da sala principal para apresentar o seu mais recente trabalho.

“Kronos”, décimo álbum de «uma das vozes maiores da música portuguesa» adopta o “tempo” como tema unificador e expande-se por temas da autoria de nomes que, em comum, têm percursos desenhados ao longo de muitos anos, com contributos incomparáveis na afirmação de um cancioneiro português de qualidade.


Simultaneamente entregue à digressão internacional de “Kronos” e ao desafio de produzir um novo álbum, Cristina Branco convida os bracarenses a conhecer ao vivo as composições inéditas de José Mário Branco, Sérgio Godinho, Amélia Muge, Rui Veloso/Carlos Tê, Vitorino, Janita Salomé, Victorino d’Almeida e Mário Laginha, entre outros, que, após “Abril”, marcam o regresso de Cristina às interpretações de originais.


Ao lado de Ricardo Dias (piano), BernardoCouto (guitarra portuguesa), Alexandre Silva (viola) e Fernando Maia (baixo acústico), Cristina Branco tem vindo a apresentar o seu último trabalho em vários palcos nacionais e em países como França, Holanda, Bélgica, Grécia, Suécia, Dinamarca, Bulgária, Polónia e Estónia, entre outros.


Longe de se adivinhar fadista, a ainda adolescente Cristina Branco nunca frequentava casas de fado nem ouvia os discos (ainda em vinil) das vozes da tradição. «Começou por uma brincadeira, um serão de cantigas entre amigos», segundo gosta de recordar a descoberta da música que lhe moldou o destino. Até 1996, aos 24 anos, duas ou três experiências de canto fortuitas, e arrancadas a custo da sua timidez histórica, eram tudo o que havia feito publicamente enquanto “cantora”.


O Jornalismo era “a arte” que procurava. Talvez por isso, hoje e sempre, as palavras (os redondos vocábulos, como lhes chama) rejam todos os seus discos, todas as suas intervenções, todos os seus projectos em curso. Cantora de poetas, os maiores de Portugal (Camões, Pessoa, David Mourão Ferreira, José Afonso…), e alguns do mundo (como Paul Éluard, Leo Fèrre, Alfonsina Storni ou Slauherhoff), Cristina Branco fez do seu modo de entender o fado uma espécie de porta-voz da Poesia e da Literatura do cancioneiro nacional.


Passada uma década desde a sua estreia no Círculo de Cultura Portuguesa de Amesterdão reconhecem-lhe hoje os seus pares, como marca de personalidade humana e artística, um fortíssimo e muito sincero pendor poético que a cantora aliou a uma interpretação do fado autónoma, singular e, muitas vezes, ébria de alegria. Sem procurar uma ruptura ingénua com a tradição, antes procurando o que nela há de melhor, Cristina Branco reanima a tradição com a sua originalidade. Em todos os seus discos tem procurado o exigente convívio dos textos com a musicalidade inata do fado.


Ingressos, a 12 e 15 euros, disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt , na bilheteira do Theatro Circo e nas lojas Fnac.
Mais informação: Luciana Queirós da Silva (imprensa@theatrocirco.com ou 913 093 094), www.theatrocirco.com ou emwww.cristinabranco.com, reservas@theatrocirco.com e no “call center” 253 203 800.

Sem comentários: