Ricardo Gordo, jovem talento da guitarra portuguesa apresenta, no próximo dia 06 de Junho (data alterada relativamente ao anteriormente informado), pelas 19H, no Museu do Fado, em Lisboa, o seu mais recente trabalho discográfico, um EP intitulado Fado Metal.
A edição digital deste EP estará disponível, a partir do dia 10 de Junho, em todas as lojas online numa parceria com a Farol Música.
Cinco temas, dois dos quais com voz e os restantes três instrumentais, compõem este EP preparatório ao lançamento, em Novembro deste ano, de um álbum no mesmo registo, ainda sem nome, mas que contará com 11 faixas entre originais e versões.
Este EP é um cruzamento de linguagens entre a música de raiz mais tradicional que vai beber influências não só no universo alentejano, mais precisamente de Portalegre, terra natal do músico, mas também da world music com sonoridades que cruzam o norte de África ao Oriente, num diálogo que se faz entre a Guitarra Eléctrica e a Guitarra Portuguesa.
Ricardo Gordo, precisamente aluno da licenciatura de guitarra portuguesa, teve como mestre o incontornável músico e compositor Custódio Castelo, tendo participado em alguns dos temas do reconhecido álbum Inventus.
Para além de músico, Ricardo Gordo é compositor e letrista de alguns temas deste trabalho que, com quatro originais, contém um tributo a José Fontes Rocha, compositor de guitarra portuguesa uma das mais imprtantes figuras da música portuguesa.
Nas palavras de António Jacinto Pascoal, Mestre em Literaturas e Culturas Africanas de Língua Poruguesa (Prémio Guerra Junqueiro por duas vezes), Ricardo Gordo “(…) é o feliz interlocutor de um diálogo ímpar (até há pouco improvável, senão inefável): o da guitarra eléctrica e da guitarra portuguesa. Em suma: mais um habitante desse inferno a quem muitos chamam arte. Mas arte maior. É para isso que estão fadados os cultores do belo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário