Esta terça-feira, 2 de junho, o fadista Carlos do Carmo receberá o Prémio Personalidade do Ano – Martha de la Cal por ter sido considerado pelos jornalistas estrangeiros sediados no país como a pessoa que mais fez pelo nome de Portugal no exterior. Anualmente, os mais de 50 membros da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal escolhem uma pessoa ou instituição que consideram que ajudou a tornar o país conhecido no mundo. Em 2014, Carlos do Carmo, que já tinha sido um dos principais nomes da candidatura vitoriosa do fado a património cultural da humanidade, recebeu o Grammy latino.
A entrega do prémio ocorre no dia 2 de junho, terça-feira, pelas 18:30 horas, e será realizada pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. A cerimónia terá lugar no Palacete Henrique Mendonça, da Nova School of Business and Economics, situado à Rua Marquês da Fronteira, nº 20, em Lisboa. Para a Nova School of Business and Economics, trata-se de um momento especial, uma vez que a faculdade prepara-se para dar um novo passo no sentido de ampliar o seu reconhecimento internacional, com o projeto do seu novo campus situado em Carcavelos.
Na cerimónia de entrega do prémio Personalidade do Ano – Martha de la Cal ao fadistaCarlos do Carmo, será realizada uma homenagem musical ao cantor galardoado. Como reconhecimento da importância que Carlos do Carmo tem para a música portuguesa, um dos seus colegas de profissão disponibilizou-se para cantar alguns fados.
O Prémio Personalidade do Ano – Martha de la Cal é concedido anualmente para Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal ao português ou à instituição portuguesa que mais se destacou aos olhos dos correspondentes estrangeiros no país no sentido de levar o nome de Portugal ao exterior. Entre os que já foram distinguidos encontram-se Carlos Paredes, os Capitães de Abril, Mário Soares, José Manuel Durão Barroso, António Guterres, Joaquim de Almeida, Manoel de Oliveira, Miguel Torga, Luís Figo, Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Vanessa Fernandes, António Mega Ferreira, Fundação Gulbenkian, Fundação Champalimaud, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário