terça-feira, 9 de junho de 2015

NO ESTUDANTINO EM VISEU




















Os primeiros concertos marcantes e mobilizadores no Estudantino expressaram-se em Punk-Rock. Motivo mais do que suficiente para levar a cabo o Primeiro Fest, um regresso às origens que é um mergulho no presente, com os Fitacola, Artigo 21, Smoking Beer e Majax; já na próxima sexta-feira, dia 12.
 
Os Fitacola, colectivo sedeado em Coimbra, são os cabeça de cartaz da primeira edição do Fest. E não é para menos: o EP, de 2010, Outros Dias, da Optimus Discos, foi masterizado no West West Side Studios, em Nova Iorque, por Alan Douches; o tema com o mesmo nome esteve no top MTV Hit List durante várias semanas; no mesmo ano abriram o palco do Coliseu dos Recreios para os norte-americanos Rise Against, tendo sido escolhidos pela própria banda. Um ano mais tarde, regressam ao Coliseu na digressão europeia de Sum 41, tocam com os Mad Caddies em Coimbra e Lisboa e ainda com os norte-americanos Anti-Flag também na capital.Durante 2014/2015, para comemorar os dez anos de existência, avançaram para a gravação de um conjunto de três Eps.
 
Os lisboetas Artigo 21, fundados em 2012, trazem a Viseu uma paixão, que partilham, pelo Punk-rock. Unidos pela vontade de dar uma "pedrada no charco", expressam-no em português.
 
Influenciados pelas sonoridades Punk-rock norte-americanas, dos anos 1990, e pelo mesmo estilo cantado em português, a banda apresenta uma sonoridade construída a partir destas referências.
 
Praticamente a jogar em casa, os Smoking Beer, de Mortágua, regressam a umpalco onde se sentem felizes. Criados em 2005, têm vindo a procurar uma expressão própria, movendo-se no espaço do Rock e do Punk.
 
A banda já marcou presença no palco Novos Valores da Festa do Avante, apósconcurso a nível nacional, bem como ficou entre os cinco finalistas do Hard Rock Rising.
 
Cabe as honras de abertura aos Majax, de Tábua. Com um lançamento recente pela editora conimbricense Cogwheel Records, vão trazer ao Estudantino um Punk-Grunge-Garage Rock impregnado de Psicadelismo. Chloë Illingworth, baixo e teclados, André Figueiredo, guitarras, voz e teclados, e João Figueiredo, bateria, vão o ocupar espaço dos mais novos.
 
O Punk, mais do que um sub-género da cultura Pop-Rock, é música de protesto, comprometida com o que diz.
 
A sala Undertino, do Estudantino Café, é uma referência nacional e internacional para as bandas que querem chegar também a Viseu e apresentar-se fora dos espaços mais institucionais. Ascende já às centenas o número de concertos. Localizado nas imediações do Instituto Politécnico, na Rua Aurora Gonçalves, Nº 6 – Jugueiros – Viseu, está aberto diariamente entre as 8h00 e as 2h00.
 
Sobre o Estudantino Café:

Sem comentários: