quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O REGRESSO DOS PHASE




















Os Phase regressam, passados 14 anos, para um concerto a 26 de Dezembro e trazem novidades.

Há muito que a velha guarda e o novo movimento musical de Leiria pediam um regresso. Afinal os finais dos anos noventa da cidade do Lis tinham a faceta pop dos Silence 4 e a mais alternativa dos Phase e essa é uma das razões apontadas para o actual boom de novas bandas. “Não queremos deixar saudades”, dizem os Phase a sorrir. Fizeram Pop e Shoegaze como nunca se tinha ouvido por Portugal e depois de ”Dreams to Heaven” maquete de 1998, lançaram “52 minutes of Your Time” em 2000, onde até a Rachel Goswell (Slowdive/Mojave 3) marcou presença. Não é um “comeback” em que pegam no material do disco editado e debitam música atrás de música. Há coisas novas. Há temas que só tinham sido gravados em maquetes caseiras.

Inalterável só mesmo a formação da banda. Quatro músicos que não se juntavam numa sala de ensaios há mais de uma década e, numa noite em que se encontraram, por mero acaso, todos num bar, decidiram que íam sair dali para uma sala e tocar.

Pegaram numa ideia que tinham na gaveta e saiu de imediato um tema, “State of Mind”.

Era normal, quem sabe não esquece e ao longo desta última década os quatro elementos dos Phase têm-se mantido em projectos tão interessantes como Sean Riley & The Slowriders, David Fonseca, Born A Lion, The Allstar Project ou Dr. Majick.

Não sabemos se vem aí uma nova fase dos Phase mas que a 26 de Dezembro, no Beat Club, em Leiria, se vai re-escrever um bocado de história… disso não temos a menor dúvida.

Começa a ser clássico o “Omnichord dos Hospitais” (concerto no sábado entre o Natal e o Ano novo no Beat Club, da cidade do Lis). No ano passado foram os Born A Lion e a apresentação dos Twin Transistors, este ano é o regresso dos Phase.

Portas abrem às 23h | Concerto às 00:30h | Bilhete: 5€ |

 Foto de Rita Carmo impressa no Blitz em 2000.

Sem comentários: