segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O PRIMEIRO CLIP DOS RETIMBRAR



Retimbrar, soa mesmo muito bem. De nome e de conteúdo. Porque é um projecto brioso e eficaz, terrivelmente eficaz. Ambicioso também. E esta é uma palavra que em Portugal se presta a um vasto feixe de equívocos. Porque é por vezes mal vista, a ambição. Confunde-se com arrivismo, ânsia e ganância de reconhecimento, falta de critério e de real talento.

Aqui, é tudo ao contrário. A verdadeira ambição é a do rigor e da excelência.

Devemos sempre aspirar a isso, sabendo sempre que ficaremos aquém do que nos propusermos. Daí o continuarmos e aperfeiçoarmos toda a matéria. A excelência não é coisa fácil nem talvez possível. Mas vai-se sempre à procura dela, muito trabalho, trabalhando.

Retimbrar é a conversão do ritmo na matéria. Os ritmos marcam tudo, desde as batidas do coração ao sopro dos pulmões (e como ambos mudam, com as ânsias e os repousos!).

E é também encontrar o timbre certo para a energia e emoção das melodias populares. Fonte perene e transformada, quando se olha a sério para ela.

Com origens certamente diversas, eruditos ou não dos seus instrumentos, o feixe de músicos que se juntaram neste projecto remete para o centro da nossa terra e para a largura do mundo. E fá-lo com o prazer à solta, o prazer que se agarra e se solta e manda em tudo.

Prazer de bater e fazer ecoar um instrumento, à espera de saber quem o vai ouvir e quem vai estremecer.
 
Sérgio Godinho

Eis que nos chega o vídeoclip do tema bandeira do Voa Pé, o álbum de estreia dos Retimbrar. Realizado pela dupla Dawn Pictures, o vídeo mostra-nos a banda no seu natural espaço de trabalho, onde foram criadas e desenvolvidas todas as músicas do disco. Por todo o cenário são visíveis os instrumentos e objectos que os Retimbrar utilizam para criar, muitos deles construídos por alguns dos seus elementos. Assim são os Retimbrar.

Sem comentários: