quinta-feira, 1 de junho de 2017

ZECA MEDEIROS AO VIVO




















O Festival Ilhas de Bruma anunciou a actuação de Zeca Medeiros que terá lugar em Ponta Delgada no dia 15 de Julho de 2017

O festival que decorrerá na Praia Grande (Ponta Delgada) entre os dias 13 e 15 do mês de Julho, anunciou na sua página no facebook a participação de Zeca Medeiros. Na publicação pode ler-se que "faltam palavras que possam definir a imensidão deste homem na cultura Portuguesa. Mais que o músico, o compositor, o realizador, actor e dramaturgo é... o Mestre! Quem o diz são os outros, os pares, os que se guiam nessa luz do trabalho que fazem em conjunto: Dulce Pontes, Jorge Palma, Rui Veloso, Uxía e tantos, tantos outros.
 
Juntar pois, no mesmo palco, no mesmo dia, estes dois faróis da cultura Portuguesa é uma honra e um privilégio para todos os que os possam ver e ouvir.
 
Num festival, com este nome e que busca as mais fortes e mais bonitas pontes entre todas as margens da música em Português... Lisboa e Ponta Delgada, o continente e os Açores só podem estar juntos, neste caso, através do génio de Jorge Palma e claro... Zeca Medeiros!
Zeca Medeiros, aquele Abraço e muito obrigado... Por tudo!
'
por isso é que eu... Vou' !"

José Medeiros, músico, compositor, actor e realizador, conhecido também no meio artístico por Zeca Medeiros, nasceu no dia 9 de Dezembro de 1951, em Vila Franca do Campo, na Ilha de São Miguel, Açores. As suas obras ficaram na memória colectiva, puras referências do cinema da nossa televisão pública. Séries como “Mau Tempo no Canal”, “Xailes Negros” ou “Gente Feliz com Lágrimas”. Além de ter sido o realizador dessas obras, também foi da sua alçada a composição das respectivas bandas sonoras. Em alguns casos, dando voz a intérpretes, como Minela, Dulce Pontes ou Susana Coelho.

Começou a sua vida pela música, tocando a bordo do paquete de seu nome “Funchal”, quando este, a dada altura, deixou de efectuar as ligações marítimas às ilhas dos Açores e da Madeira, e entrou na era dos cruzeiros.

Algum tempo depois, após cumprir o serviço militar, iniciou o seu trabalho para a RTP, entrando para os quadros da estação, em Lisboa, percorrendo um longo trilho de várias aprendizagens, desde as VTPs até Assistente de Realização.

A abertura da televisão no arquipélago dos Açores fez com que regressasse às suas terras de origem. Aí, deu início à sua carreira de realizador, que o levou à ribalta e mostrou ao mundo o que se fazia nos Açores, com os fracos recursos que existiam na região, na altura.

Prémios:
Prémio José Afonso (CD Torna Viagem)
Prémio Carreira, Prestígio (Açores 2006)
Nomeação para o Prémio Autores, Melhor tema de 2011

“Aprendiz de Feiticeiro, Imagens e Canções” é o mais recente trabalho de Zeca Medeiros. Zeca dá-nos como no passado temas de um bom gosto, delicadeza e profundidade, onde se reconhece uma semântica muito própria, demonstrando mais uma vez toda a sua estética, diversidade e complementaridade de artes desde actor, músico e compositor.
 

Sem comentários: