sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

CONSOADA EM BARCELOS














Estreias, regressos e colaborações únicas marcam edição de 2017. Evento surgiu com objetivo de criar impacto cultural na cidade e pauta-se pela entrada livre e contribuição voluntária de todos os envolvidos. Concertos de Duquesa + Ra-fa-el, indignu ou Pedro Oliveira (peixe:avião) distribuem-se por quatro locais emblemáticos da cultura urbana da cidade. Público só saberá espaços onde artistas tocam quando chegar aos locais.

Numa organização conjunta, de cariz independente e de contribuição voluntária, músicos, promotoras, editoras, agentes, press-managers, roadies e técnicos oriundos da cidade de Barcelos reúnem esforços para criar impacto cultural e demonstrar a potencialidade das atividades que produzem. Denominado de Prata da Casa, a iniciativa regressa em 2017 dois anos após a estreia e levará a palco artistas de diferentes gerações e de diversos mundos sonoros.

A música, cerne do trabalho de todos os envolvidos, levará estes a encontrarem-se na tarde e noite de 23 de dezembro, uma antecipação da consoada de Natal, para apresentar concertos em quatro espaços emblemáticos para a cidade: o bar e auditório do Circulo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), uma associação centenária com sala para espetáculos, os dois Bar do Xano, locais que testemunham encontros culturais entre várias gerações, e a Pop Cave, uma antiga e pequena loja de artesanato local à qual prestarão homenagem ao falecido dono, Celso Cunha, figura importante na movida cultural barcelense nas décadas de 80 e 90.

No cardápio da Prata da Casa 2017 constam os post-rockers Indignu, o carismático Duquesa, que se apresenta em palco junto de Ra-fa-el, ambos membros dos garage-rockers The Glockenwise, o rock psicadélico dos Solar Corona (do vocalista e guitarrista dos Killimanjaro), o improviso do baterista Pedro Oliveira(peixe:avião, Osso Vaidoso, Old Jerusalem, OZO, Dear Telephone) junto com o clarinetista Luíz Araújo, o blues-rock dos veteranos The Classified, a estreia das canções folk do adolescente Harvey Ben (o segredo musical mais bem guardado de Barcelos), a guitarra do símbolo rock da cidade Alcino Silva em fusão com percussão de Cientista e ainda o regresso rock duro dos Johhny Sem Dente & os Jatfodo, nome que junta vários elementos provenientes de outras bandas da cidade, fazem parte do programa de concertos. A Prata da Casa 2017 encerrará com o dj set da dupla eletrónica Tresor & Bosxh e do runner e dj Tiago Lopes.

Nos últimos dois anos, a Prata da Casa levou centenas e centenas de pessoas às ruas de Barcelos para ver concertos de Glockenwise, La La La Ressonance, Black Bombaim, Ratere, Duquesa, Dear Telephone, Tresor & Bosxh e Homem em Catarse.


A Prata da Casa arrancará pelas 16 horas e terminará às 3 da manhã, contabilizando mais de dez horas non-stop de música produzida em Barcelos. Público só saberá espaços onde artistas tocam quando chegar aos locais.

PROGRAMA

16h - Bar do Xano 1
17h - Loja Pop Cave
18h - Auditório do CCOB
19h - Loja Pop Cave
20h - CCOB - Bar
22h - Bar do Xano 1
23h - Auditório do CCOB
24h - Auditório do CCOB
01h - Bar do Xano 1
02h - Bar do Xano 2
[lotações limitadas das capacidade das salas]

Mais informações em www.facebook.com/apratadacasa

Sem comentários: