segunda-feira, 21 de maio de 2018

HAËMA COM DISCO DE ESTREIA










Preamar é a onda mais alta da maré cheia, é a hora que agita as águas e as faz rodopiar por entre as pedras, das que mal tropeçam começam a dançar, sem se deixar cair. Depois de uma gestação de baleia, preamar dá à costa.

"Preamar" é o disco de estreia das Haēma
Susana e Diana relatam uma viagem que começa e acaba no mar, onde as suas correntes tecem histórias que nos levam a dançar, a sonhar, ou apenas a suster a respiração. Atravessam cabos tormentosos e nuvens de fumo, encontram peixes que voam e criaturas vindas de um mundo mítico, onde o sal ilumina as noites e a espera angustia os dias. Deixam pequenos mapas do tesouro nas entrelinhas, desvendando o que já existia antes de existir.

Fazem chegar até nós um disco com cunho conceptual onde a exploração sonora tem um papel importante. As suas influências são a música que ouviram desde sempre, do trip hop ao rock alternativo ou progressivo até ao jazz, passando pela música electrónica e experimental ou mesmo pela art pop, criando assim uma linguagem musical que explora territórios electrónicos, mas sempre preservando o lado orgânico e dando ênfase à parte lírica das suas canções, escritas em português.

A Odisseia chega em forma de álbum circular, e é num domingo que pode ser ouvida pela primeira vez, chamando assim a melancolia primaveril, no dia que começa ao mesmo tempo que acaba, que nem a boca da serpente que agarra a sua própria cauda.

O disco de estreia das Haēma, produzido em colaboração com Fred Ferreira, é editado pela Kambas Records e está à venda, desde 20 Maio, nas principais lojas de música digitais.
"É sempre difícil para mim explicar a música, pôr em palavras o que vai no meu coração, na mente, nas entranhas quando escuto boa música. É uma coisa física que me inspira, me muda, me faz respirar fundo plena. Como agora com esta música, primeiro disco de um projecto que vi nascer. (...) É uma beleza esta música, adoro adoro. Preparem os vossos sentidos para esta viagem, é um privilégio e uma felicidade!
Maria João Grancha

"É um disco muito bom de ouvir, o ar e o espaço fazem-me falta na música de hoje em dia. Honesto, simples e tão cheio de detalhe ao mesmo tempo."
Slow J

Preamar” vai ter direito a uma festa de lançamento no próximo dia 25, a realizar no Banco, em Lisboa (evento aqui). Com hora de início marcada para as 22:00 e preço dos bilhetes a 3€, vai contar com dois concertos, o primeiro pelo Ricardo Dias Gomes, que apresentará o seu projecto a solo e, seguidamente, as Haēma. Vai haver também um DJ até ao final da noite, o francês Antoine Gilleron. Dizem que há surpresas, supomos que não devam faltar.
Em jeito de artesãs que deixam mensagens no revés dos seus bordados, as Haēma gostam de deixar pequenos segredos dos que escapam aos olhares desatentos e desafiam a atenção ao detalhe. São 9 as cassetes que, a partir de domingo, poderão ser encontradas no centro de Lisboa. Estas mesmas cassetes fornecem um código de acesso para download digital do álbum e poderão também ser utilizadas como bilhete para a festa de lançamento. O mapa dos tesouros vai aparecer nas redes sociais da banda. 
 

Sem comentários: