sexta-feira, 22 de junho de 2018

MARAFADOS EDITAM EP DE ESTREIA














O Fado é Património Imaterial da Humanidade. É alma lusitana. É guitarra que chora. É o sentimento que mais nenhum país tem como Portugal: a saudade. Mas o Fado também pode ser muito mais do que isto. É aqui que entram os Marafados, projeto de Lúcia Silva, Francisco Ferreira e Rui Queimado, três espíritos inquietos e apaixonados pela música.
Apresentaram-se com “Rosinha dos Limões”, tema imortal que revisitaram de forma original. Agora editam através da Music For All o EP, homónimo, com que se estreiam, mostrando que é possível recriar temas históricos de forma original. O registo contém quatro músicas e já está disponível para audição e compra no Spotify, iTunes, Amazon, Google Play, Deezer e no Tidal.

Os Marafados é o projeto de Lúcia Silva, Francisco Ferreira e Rui Queimado, trio que vem dar uma nova vida à música tradicional portuguesa. Tudo começou em 2016, quando Francisco é desafiado por Lúcia, professora de música de profissão, para um iniciar um projeto... diferente.

Ao saber que o objetivo era apostar no Fado, Francisco ficou sem saber o que dizer: homem do Reggae, do Ska e do Punk, o Fado era-lhe completamente estranho.

Perante a insistência de Lúcia não houve alternativa senão arriscar por um caminho nunca antes navegado. Francisco pegou então na viola e... fez-se história: “Toda a roupagem instrumental e melódica emocionou-me, tocou-me, e ali viajei, bem alto, bem longe! Não sei se naquele dia fizemos Fado... mas o ponto de partida foi esse”.
Com a luz verde do Francisco Ferreira, foi a vez de Lúcia desafiar uma outra pessoa a integrar o projeto – Rui Queimado. Oriundo de outros universos musicais, Rui aceitou prontamente o convite, completando assim o trio que hoje conhecemos como Marafados.
Quanto ao nome do projeto...a explicação pode ser surpreendente. A palavra remete-nos, naturalmente para o Algarve, estando o seu significado ligado a “estar zangado ou irritado” ou ainda “a quem é maroto ou travesso”, contudo a verdadeiramente explicação é... ligeiramente diferente: é que Marafados significamarar (“galar”) os fados.
O primeiro concerto surge no final de 2016 e, daí em diante, o trio nunca mais parou. Embebidos pelo entusiasmo que só a descoberta de território desconhecido proporciona, avançam dia após dia rumo ao futuro.

Recheados de emoção e talento, os Marafados estrearam-se sob o selo da Music For All, com “Rosinha dos Limões”, clássico intemporal que recriaram de forma improvável e surpreendente. Agora editam o EP de estreia, “Marafados”, registo que comporta quatro temas intemporais
 

Sem comentários: