segunda-feira, 8 de abril de 2019

NOVO DISCO DE DANIEL CATARINO




















"Sangue Quente Sangue Frio" é o novo disco de Daniel Catarino, editado hoje em formato digital pela Capote Música, com apoio da Fundação GDA e da SlowDriver. Os lançamentos em vinil e CD estarão disponíveis a partir de 19 de Abril, data do primeiro concerto de apresentação.

 É um conjunto de canções gravadas pelo cantautor em 7 localidades de norte a sul do país, entre 2013 e 2018, e conta com as participações de Celina da Piedade, Manuel Guerra, Luís Pucarinho, entre outros.

Se a variedade musical surpreende em "Sangue Quente Sangue Frio", é na escrita que a coesão e a contemporaneidade deste álbum se materializam. Catarino aborda os paradoxos da humanidade com um raro equilíbrio entre a frieza analítica e o calor poético. Da simplicidade de "Balada dos Viajantes Destemidos" às influências beatnick de "Meio Trono e um Rei" e "Vou Fugir da Cidade" (1º e 2º singles), da premente "Oceano de Gente Bruta" à ironia de "Restos de Migalhas", encontramos aqui uma reflexão tão dócil como cruel dos nossos tempos, que a inspirada capa de Alexandre Tavares ajuda a realçar.

Ao vivo, Daniel Catarino apresenta-se em trio, acompanhado por Manuel Molarinho (Baleia Baleia Baleia, Madrasta, O Manipulador, Burgueses Famintos) e Xinês (Awaiting The Vultures).

 As primeiras datas da digressão serão partilhadas com Fast Eddie Nelson, numa double bill em que ambos apresentarão os seus novos discos.

19 Abril - Stereogun, Leiria (c/ Fast Eddie Nelson)
20 Abril - ADAO, Barreiro (c/ Fast Eddie Nelson)
25 Abril - TBA, Beja (c/ Fast Eddie Nelson)
26 Abril - Soc. Capricho Setubalense, Setúbal (c/ Fast Eddie Nelson)
27 Abril - Festival Oh da Praça, Pombal (c/ Fast Eddie Nelson)
8 Maio - Casa da Música, Porto
10 Maio - Avenida Café-Concerto, Aveiro
11 Maio - Associação Gatilho, Amarante
21 Junho - TBA, Guimarães
5 Julho - TBA
6 Julho - Vinho Folar & Rock n' Roll, Santa Valha
12 Julho - TBA, Funchal
2 Agosto - Rock Ao Luar, Constantina
«Daniel Catarino, o diletante, morreu. Paz à sua alma. A culpa é de Sangue Quente Sangue Frio, um salto de gigante na sua evolução enquanto escritor de canções.

A taxa de melodias inspiradas por metro quadrado é agora maior do que a de muitos Greatest Hits. Letras como a de “Meio Trono e um Rei” revelam um desembaraço quase obsceno. “Música” tem uma progressão de acordes tão bonita que já a estão a ensinar no Conservatório. Os arranjos folkie e pastorais que por aqui encontramos têm a elegância e o bom gosto das coisas simples. A Portugalidade de “Restos de Migalhas” é de tal ordem que já é usada em testes de nacionalidade. A lista de convidados, encabeçada pela bonita voz de Celina da Piedade, é tão selecta que nem Madonna pôde entrar.

A partir deste álbum, Daniel Catarino mede-se com os grandes: almoçando com o Godinho, ceando com o Palma, cortando o cabelo no Variações. Que bom que é ver um talento crescer assim.» - Ricardo Romano (Altamont)

Ligações:
Facebook
Bandcamp


Sem comentários: