segunda-feira, 8 de abril de 2019

DIOGO MENDES RECRIA O FADO DE COIMBRA














Um grupo de jovens artistas acaba de lançar um vídeo musical que junta Guitarra Portuguesa, Fado de Coimbra, Eletrónica e Dança Contemporânea.

A iniciativa de unir este colectivo de artistas partiu do jovem músico Diogo Mendes que lançou o seu primeiro álbum “Portefólio”, no passado dia 5 de Abril.

Este guitarrista convidou os músico Ricardo Silva (guitarra portuguesa) e Luís Peixoto (eletrónica) para juntos comporem uma versão da música “Variações Sobre o Mondego” de Gonçalo Paredes.

O video que mistura o tradicional e o contemporâneo conta com a performance da bailarina Clara Carvalho e com a realização de Tiago Cerveira.

Uma viagem introspectiva por lugares míticos da Cidade dos Estudantes, conduzidos pelos elegantes movimentos desta jovem bailarina conimbricence que nos levam a uma observação subjectiva da cidade e da Canção de Coimbra.

Diogo Mendes é músico, produtor e compositor, um dos mais promissores guitarristas de Guitarra Portuguesa ao estilo de Coimbra. "Portefólio" é o seu primeiro trabalho a solo, que conta com a participação de inúmeros convidados com quem se cruzou ao longo do seu percurso artístico, sumariando as suas vivências até à data.

Ricardo Silva é músico, guitarrista e compositor, Mestre em Educação Musical pela ESEC e Mestre em Guitarra Portuguesa pela ESART. Tem dois álbuns editados, "Semente" e "Contado à Guitarra" e já colaborou com imensos artistas como Fábia Rebordão, Jorge Fernando, Raquel Tavares, Marco Rodrigues, Paulo de Carvalho e Mariza.

Luís Peixoto é músico e produtor natural de Coimbra, conta com vários álbuns editados de projectos de música de raiz tradicional. O álbum “Assimétrico” é um dos seus últimos trabalhos em nome próprio onde junta elementos de musica electrónica aos cordofones tradicionais.

Clara Carvalho, atriz e bailarina, é natural de Coimbra. Formou-se em "Artes do Espectáculo" no Colégio São Teotónio e tem realizado diversos trabalhos em diversas companhias de teatro e de dança. Atualmente frequenta a licenciatura em "Teatro e Educação", na ESEC e paralelamente lecciona a disciplina de Movimento/Dança Contemporânea em várias escolas.

Tiago Cerveira é fotógrafo e realizador, natural de Oliveira do Hospital, os seus projectos mais conhecidos são as webseries “15 memórias do Fogo” e “Wildlings” esta é umas das primeiras experiências em vídeo musical.

O vídeo, que junta estes cinco jovens artistas com ligações à Cultura de Coimbra, já conta com milhares de visualizações, pode ser visto no Youtube e Facebook na página de Diogo Mendes (@DiogoMendesMusic).


Sem comentários: