segunda-feira, 24 de junho de 2019

CATARINA ROCHA LANÇA SINGLE DE APRESENTAÇÂO

















Catarina Rocha é uma fadista portuguesa, natural da beira alta, começou a cantar profissionalmente em 2012 depois de acabar os seus estudos académicos.

É uma das vozes soprano do fado, caracterizada por ser muito melodiosa e cristalina. A fadista é também muito ecléctica na sua forma de cantar, note-se o último álbum LUZ que cruzava o fado com outros estilos musicais, nomeadamente o Jazz.

Para além de cantar, a fadista é autora e compositora de alguns dos seus temas (com 2 composições suas no álbum LUZ), algo que se verá ainda mais no próximo álbum, onde estão incluídos 4 temas da sua autoria.

Mesmo sendo natural da beira alta, a fadista quis conhecer a realidade das casas de fado. Cantando com frequência em algumas casas de fado de Lisboa, a fadista considera fundamental ter essa “bagagem” das casas de fado, onde o ambiente intimista, o contacto com o público e a experiência de cantar sem qualquer ensaio prévio enriquecem o conhecimento do fadista.

O novo álbum com edição para Setembro trará temas que falam das vivências das pessoas na sociedade actual. Com produção de Valter Rolo, trará uma grande frescura com temas ritmados, covers de fados mais tradicionais, assim como baladas muito sentimentais. Será sobretudo uma viagem às emoções.

Catarina Rocha sempre considerou fundamental sentir e acreditar naquilo que se canta, e dessa forma colaborou com autores como Tiago Torres da Silva, Pedro da Silva Martins, Paulo Abreu Lima e Carlos Paiva para que os temas fizessem total sentido para a cantora.

É talvez o disco em que a fadista deu mais largas à sua imaginação e às suas influências musicais, o que resultou em temas muito diversificados e com muita musicalidade.

“Fado Abananado” é o single de avanço. A escrita ficou a cargo de Pedro da Silva Martins (Deolinda) com música de Manuel Graça Pereira.

Este tema aborda a relação do Fado/fadista, e aborda o fado do ponto de vista de uma nova geração de fadistas que gostam e querem de alguma forma transmitir e cantar o fado não só do seu modo mais puro e tradicional, mas também num registo mais dançante mostrando um lado mais alegre do fado (tendo em contra que o Fado fala essencialmente da Vida, tanto nos traz dissabores como alegrias). E será exactamente assim o álbum da fadista, que abordará essencialmente o que a Vida nos dá e as dicotomias tristeza/alegria, problemas/soluções, desânimo /motivação, amor/desamor

Sem comentários: