quarta-feira, 19 de agosto de 2020

FAZUNCHAR A ARTE FAZ A FESTA EM FIGUEIRÓ DOS VINHOS





















O FAZUNCHAR está de regresso a Figueiró dos Vinhos para a sua 2.ª edição desde sábado, dia 15, e prolonga a sua programação até ao próximo dia 23 de agosto.

Uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território.

Os artistas Fazunchar 2020 já estão a realizar as várias intervenções que fazem parte da programação deste ano e que não só se localizam em Figueiró dos Vinhos, mas se estendem também às freguesias de Arega, Aguda e Campelo.

Helen Bur, artista do Reino Unido, inclusivamente, já finalizou 10 peças da sua série "Little people", que consiste em retratar pessoas que fotografa previamente, em peças de pequena dimensão, espalhadas por diversas localizações da vila.

A partir de hoje, dia 19 de AGO, o Fazunchar entra também nos seus dias de programação mais intensa. Começa com Conversas com Artistas no Jardim do Casulo do Malhoa a partir das 21H30, sendo que amanhã, dia 20 de agosto, há a Projeção do filme-documentário "Graffiti Grandmas" no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, também às 21H30.

Já no fim‑de‑semana, de 21 a 23 agosto não só acontecem os concertos ao vivo de Surma e Cassete Pirata, como serão apresentadas todas as intervenções artísticas feitas no decorrer do evento nas visitas guiadas coordenadas por Lara Seixo Rodrigues às intervenções realizadas nesta edição.
Acontecem também os workshops de Colagem Criativa com Margarida Girão e Estampagem com Carimbos pelos Adamastor, assim como a apresentação da Sebenta da Quarentena, projeto desenvolvido pela Mistaker Maker.

O Fazunchar encerra este domingo, a 23 de agosto, com um piquenique comunitário no Jardim do Parque Municipal de Figueiró do Vinhos que replica uma tradição local antiga de reunir os residentes na vila neste momento de lazer em que

Em 2020 tornou-se ainda mais urgente garantir a acessibilidade à arte, e é também por isso que a MISTAKER MAKER - Plataforma de Intervenção Artística - volta a assumir a organização e curadoria de uma nova edição que nas palavras de Lara Seixo Rodrigues, "reforçará a sua presença e ocupação do espaço público, entendido este como o palco mais democrático para expor olhares únicos e renovados sobre os bens culturais, o património e tudo o que de único compõe este território".

Entre os convidados desta 2.ª edição do FAZUNCHAR, surgem os nomes de alguns dos artistas mais promissores do panorama internacional, como HELEN BUR (Reino Unido), DIMITRIS TAXIS (Polónia) e DOA DOA (Espanha). Muitos outros artistas portugueses integram a programação FAZUNCHAR 2020 como TAMARA ALVES, DRAW & CONTRA, ADAMASTOR, THE CAVER, MANTRASTE, entre muitos outros.

O FAZUNCHAR tem como um dos seus objetivos fundadores renovar a projeção de Figueiró dos Vinhos à escala nacional, enquanto produtor e palco de atividade artística e cultural, (agora) na contemporaneidade.

O próprio nome do evento, FAZUNCHAR, é uma palavra recolhida de um ‘bem local’_ o laínte (dialeto exclusivo dos comerciantes de têxteis) que significa Fazer. Na prática, é o que se ambiciona para este evento, um ‘fazer’ por este território e pelas suas gentes, porque aqui, tal como em qualquer outro local mais interior e esquecido de Portugal, é urgente transmitir e preservar o corpus cultural de uma entidade coletiva.

PROGRAMA

Murais

HELEN BUR (Reino Unido)
vários locais do centro histórico de Figueiró dos Vinhos

Helen Bur é uma artista britânica atualmente sediada em Londres, que trabalha entre o Reino Unido e o estrangeiro, na estrada, em estúdios temporários e em paredes.

Em estúdio, Helen trabalha com técnicas tradicionais de aplicação de óleo sobr tela, enquanto coexiste com a cena de arte urbana, empunhando pincel e rolo para criar trabalhos maiores do que a vida na parede. Através desses meios variados,ela explora e abraça a capacidade da pintura fornecer uma narrativa social contemporânea.

Ela trabalha de forma poética cada tema que aborda, seja em processos comunitários ou na busca permanente de transformar o pessoal universal.


TAMARA ALVES (Portugal)
Travessa do Jasmineiro, 3
Tamara Alves é uma artista portuguesa a residir atualmente em Lisboa, licenciada em Artes Plásticas e com mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas, cujo assunto de dissertação foi “Ativismo Público em Contexto Urbano”. Detentora de um interesse profundo por um tipo de arte que é “inserida” no mundo e fascinada pela estética de contexto urbano, Tamara prefere apresentar o seu
trabalho na rua ou em espaços públicos.

Expondo uma linguagem plástica inspirada na estética urbana, Tamara utiliza suportes com características multifacetadas (tela, papel, cerâmica ou pele) nosquais representa os limites do panorama erótico de um corpo contemporâneo e seus efeitos: uma paixão bruta, em vez da deliberação racional, um corpo-sem-órgãos, um devir animal, as sensações experimentadas, “esfomeados histéricos nus”.

DIMITRIS TAXIS (Polónia)
Rua Major Neutel de Abreu, 149

Taxis é filho de mãe polaca historiadora de arte e de pai grego pintor e gravador e o facto de ter crescido numa família artística, despertou nele o desejo de encontrar a sua forma de expressão, a primeira delas o graffiti, com o qual está envolvido desde 1997. Formou-se em pintura na Escola de Belas Artes de Atenas em 2008.
Taxis tem como referência central o ser humano. Taxis vive intrigado com a luta interior quotidiana e constante que a sociedade impõe a cada indivíduo e no seu trabalho, ele tenta capturar a desolação e o sofrimento, sentimentos que sempre atormentaram a Humanidade.

Atualmente ele pinta murais, mas também concentra o seu trabalho sobre tela e papel no seu estúdio em Atenas, onde vive.

DRAW & CONTRA (Portugal)
Quelha da Sardinha, 4
Mestre em Arquitetura e membro do Colectivo RUA, Frederico Draw usa as latas de spray como se fossem lápis, realizando retratos de personagens geralmente
desconhecidos.

O seu estilo único confere lirismo ao sujeito representado e faz com que cada parede se assemelhe a um bloco de esboços no qual os lápis são substituídos pela tinta spray.
A intensidade teatral dos seus rostos é enfatizada pelo nível de detalhe dos olhares, em claro contraste com o resto do rosto.

O trabalho de Contra tem raízes em diferentes áreas, desde o graffiti à arte abstrata. Num processo maioritariamente analógico, essas áreas culminam numa miscelânea visual que reflete as suas experiências, pensamentos e ideias.

Na base do seu trabalho está uma constante procura de novas abordagens que se refletem no desenvolvimento e evolução das suas composições.

DOA OA (Espanha)
Mercado da Freguesia
Mercado da Freguesia de Arega, EM517, Figueiró dos Vinhos

Doa Oa é uma artista espanhola que se formou em Fotografia e Belas Artes, entre Espanha, México e Portugal.
Inicialmente centra o seu trabalho na experimentação de diferentes técnicas expressivas, misturando tudo num pouco de nada, para tentar perceber algo.

Abordando diferentes técnicas gráficas, fotos de sensações, instalações com tecido e pintura mural.
Entretanto, descobre a possibilidade de fazer parte do todo ajudando o reino verde a recuperar o espaço perdido. Nesse momento, começa o projeto Reflorestar, ambicionando a transformação do espaço público, o renascer de espaços, através da intervenção mural com temática vegetal. O motor desta ideia é a urgente necessidade de reconhecer e respeitar o entorno natural e todo o reino vegetal e a importância de despertar na nossa consciência a ideia que somos parte de um todo.

THE CAVER (Portugal)
Largo do Pelourinho, Aguda, Figueiró dos Vinhos

TheCaver é um artista principalmente de rua, mas que tem trazido também o seu trabalho para as galerias.

O seu background é o graffiti tradicional que começou a fazer regularmente nas ruas desde 1998. No entanto, hoje podemos ver o seu trabalho em grandes fachadas e murais de bastantes cidades.
O seu trabalho é caracterizado pela utilização de formas simples mas bastante fortes, aliadas a uma harmoniosa composição de cores e um conteúdo muitas vezes enigmático.

ADAMASTOR (Portugal)
Rua Dom Diogo de Sousa (junto do 57), Figueiró dos Vinhos

O Adamastor é um monstro de duas cabeças que deu à costa de Lisboa para sededicar à ilustração, depois de uma longa expedição pelo design gráfico.

O Pedro Semeano e a Susana Diniz encarnam os dois lados da criatura Camoniana desde 2016. Em ilustração trabalha para marcas, editoras, colabora com agências de publicidade e com produtoras para filmes animados, para clientes como Snapchat, The Culture Trip, Pato Lógico, RedBull Amaphiko, Unbabel, Navigator, Casa da Música.

Tem a sorte de trabalhar a tempo inteiro no que gostaria de fazer nos tempos livres e, por isso, vai amontoando ideias que coloca no seu infindável diário de bordo.

Quando há marés vivas, o Adamastor recolhe-se à sua gruta, que partilha com o Viriato, o gato com bafo a marisco.

MANTRASTE (Portugal)
Rua José Costa Simões, Campelo, Figueiró dos Vinhos

Bruno Reis Santos reconhecido como Mantraste é um autor, ilustrador e designer gráfico português formado na ESAD - Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha).

Cresceu na Natureza e é um amante do misticismo popular, conta com mais deuma centena de capas desenhadas para autores como J.G. Ballard, Ali Smith e Michel Rio entre outros e várias publicações editadas como a "Sebenta do Diabo" e "The spiritual ascension of all the animals", etc.

Para além do trabalho regular como ilustrador, já deu aulas de ilustração e risografia no Brasil, Espanha e Portugal e conta com várias exposições individuaise coletivas. Vê o seu trabalho como uma forma de reflexão sobre si próprio e os outros.

RESIDÊNCIAS ARTISTICAS

FRANCIS.CO (Portugal)
residência artística - desenho

Francisco Fonseca é natural de uma Vila de Penafiel chamada Paço de Sousa e é desde lá que desenvolve o seu interesse pelo desenho e pela ilustração.

Licenciado em Artes Plásticas e Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão  (FBA. UP), explora várias técnicas no campo do desenho e da ilustração e trabalha o mesmo de forma automática e espontânea.

Existe uma preocupação maior com a estética e é essa mesma que condiciona o passo seguinte dentro do seu trabalho. A necessidade de ter um desenho desafiante e auto-motivador, aliado ao inesperado, funciona como o motor da construção desse desafio. Os motivos são inconscientemente ligados às suas raízes bem como a uma fantasia de influências estranhas difíceis de precisar, mas que tentam de alguma forma a se assumir como algo diferente e novo, uma atitude que se procura evidenciar também na estética das composições.

SURMA (Portugal)
residência artística - música

Surma é Débora Umbelino que nasceu e cresceu na pequena aldeia de Vale do Horto (Leiria), onde começou, desde cedo várias aventuras com projetos musicais.

Enquanto estudava no Ensino Secundário em Leiria venceu o ZUS! (2014) com os Backwater & The Screaming Fantasy e em 2015, começou o seu projeto a solo a que chamou Surma, que rapidamente correu o país e começou a despertar a atenção do público e da imprensa. Pelo meio frequentou o curso de Jazz no Hot Club, com especialidade em contrabaixo e voz.

O seu disco de estreia "Antwerpen", lançado em 2017, mereceu uma aclamação generalizada que a colocou num lugar cimeiro dos novos valores da música nacional.

Nos últimos dois anos apresentou-se ao vivo por mais de 200 vezes e por 16 países.

RUTE FERRAZ (PORTUGAL)
residência artística - fotografia

Natural do Porto, Rute Ferraz aprofundou o seu conhecimento e interesse pela fotografia após terminar a licenciatura em Artes Digitais e Multimédia, em 2013.

Mais tarde, em 2016, começa a delinear o seu percurso profissional com o projeto Voltagem - Arte Pública, da Fundação EDP. Desde então, o seu trabalho incide maioritariamente nas áreas de arte urbana e arte pública. Privilegia as pessoas e histórias que vai encontrando nas diferentes localidades por onde já passou, considerando-os cruciais para os seus registos fotográficos.

VASCO MENDES (PORTUGAL)
residência artística – vídeo

Vasco Mendes nasceu no Porto em 1987. Licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior, desde a sua primeira curta-metragem de curso, que o seu trabalho cruza música, ritmo, Arquitetura e cinema. Tem criado dezenas de videoclipes para bandas portuguesas emergentes. Produz também documentários, onde o tema principal é a música, a cidade e as pessoas. O seu trabalho já o levou a filmar em diferentes países como Alemanha, Bulgária, Polónia, Hong Kong, EUA, China, Malta e Reino Unido.

EXPOSIÇÕES

MEMÓRIAS DO FAZUNCHAR por NUNO SARMENTO (Portugal)
exposição resultado de residência de desenho 2019
15 agosto (sábado) > 30 agosto (domingo)
inauguração: dia 15 agosto (sábado) | 16h00
horário | 2o feira a domingo, 10:00 - 13h + 14:00 - 17:00
Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, Av. José Malhoa

O programa de residências artísticas da 1o edição do FAZUNCHAR, lançou o desafio ao Nuno Sarmento para a criação do seu 1o grande rolo de desenho ao vivo. Foram 9 dias de muita agitação e muito desenho, entre os quais o Nuno pode percecionar a forma como esta festa “promove a Cultura e a Arte como ferramentas de revitalização, ânimo e vida para esta terra”. Memórias do FAZUNCHAR é a primeira apresentação deste rolo de 7,50m, onde se registam e se (re)descobrem
momentos únicos de 2019.

INSTALAÇÃO

MEMÓRIAS DO FAZUNCHAR por NUNO SARMENTO (Portugal)
esquina da Rua 25 de Abril com Rua do Mercado

Durante a 1o edição do FAZUNCHAR o Nuno Sarmento andou e divagou pelas ruas e recantos desta Vila, registando os trabalhos, os habitantes, os participantes, a Arquitetura e todas as peculiaridades deste território. Nesta 2o edição, o rolo, numa versão aumentada, volta a viver pelas ruas de Figueiró dos Vinhos.

ACÇÃO COMUNITÁRIA

SEBENTA DA QUARENTENA _ edição especial com Carolina Maria PT

A Sebenta da Quarentena apresenta-se pelo FAZUNCHAR com uma edição especial, que inclui uma ilustração feita especialmente para os maiores de Figueiró dos Vinhos. Este desafio foi lançado à ilustradora Carolina Maria que desenvolve projetos pessoais e comissionados que unem a ilustração e o desenho e onde a botânica se assume como o tópico-chave do seu trabalho atual.

A Sebenta da Quarentena será distribuída gratuitamente pelas instituições e estabelecimentos de apoio social do Município de Figueiró dos Vinhos.

WORKSHOPS

COLAGEM CRIATIVA orientado por Margarida Girão (Portugal)
21 agosto (6o feira) | 10h30 > 12h30
Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, Av. José Malhoa

Se há artista que conhece bem Figueiró dos Vinhos é a Margarida Girão, que por aqui muito andou na sua infância. Hoje, ela cria histórias visuais combinando imagens com uma variedade de objetos tridimensionais, que celebram a alegria, a natureza, a beleza e a cor. Por tudo isto, tínhamos de a trazer (de novo) até ao FAZUNCHAR, para orientar um dos seus famosos workshops, onde o limite para novos mundos e personagens inspiradas em Figueiró, será a vossa imaginação.

Público: idade mínima 15 anos
Inscrição: gratuita e limitada a 12 pessoas, mediante inscrição para o email
geral@mcafigueirodosvinhos.pt

ESTAMPAGEM COM CARIMBOS orientado por Adamastor (Portugal)
23 agosto (domingo) | 15h30 > 17h30
Jardim do Parque Municipal de Figueiró dos Vinhos

Confessamos que estamos apaixonados pelo dialeto visual que os Adamastor desenvolveram como base da identidade gráfica desta 2o edição do FAZUNCHAR e ambicionamos espalhá-lo muito além desta festa. Para isso, nada melhor do que uma oficina de estampagem com carimbos, dando-vos a possibilidade de praticarem em t-shirts e sacos, que vos acompanharão para todo o sempre!
Público: idade mínima 10 anos

Inscrição: gratuita e limitada a 30 pessoas, mediante inscrição para o email
geral@mcafigueirodosvinhos.PT

CONVERSAS

COM ARTISTAS
19 agosto (4o feira) | 21h30
Jardim do Casulo do Malhoa, Av. José Malhoa

FILMES

GRAFFITI GRANDMAS (Noruega)
20 agosto (5o feira) | 21h30
Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, Av. José Malhoa

Tendo como génese um projeto escolar, ‘Graffiti Grandmas’ concretizou-se durante um mês de estadia em Lisboa em 2016. O grupo de estudantes reconhecia à data, que Lisboa se tornara mundialmente famosa pela imensa e variada Arte Urbana e era a temática que pretendiam abordar. No entanto, numa pesquisa acidental, depararam-se com um artigo sobre o LATA 65 – workshop de arte urbana para idosos. Uma ideia que lhes permitiu abordar e questionar o envelhecimento da população, as prioridades, a atenção ao seu cuidado e tratamento, tanto em Portugal como na maioria das sociedades ocidentais.

Eivind Aurstad, Olve Aslaksen & Eirik Skaufjord
documentário
25:51
Noruega
2016

VISITAS GUIADAS

PARA TODOS _ orientada pela curadora Lara Seixo Rodrigues
21 agosto (6o feira) | 17h45
22 agosto (sábado) | 17h45
23 agosto (domingo) | 17h45
ponto de partida _ Quartel General FAZUNCHAR, Clube Figueiroense - Casa da Cultura, Rua Dr. Manuel Simões Barreiros
(não é necessária inscrição)

Assume-se orgulhosamente serrana e revela que o facto de ter crescido entre 2 culturas e costumes, só por si, justifica a constante curiosidade que a conduz. Que a levou a Lisboa estudar Arquitetura (FA - UTL), mas que igualmente despertou o seu interesse por outras áreas artísticas e intensificou uma de sempre, a Arte Urbana. O associar desta paixão ao orgulho em ser serrana, fez surgir o WOOL | Covilhã Arte Urbana (2011) e desde então toda uma sucessão de outros formatos, geografias e públicos, sendo exemplos disso, o LATA 65 – Workshop de Arte Urbana para Idosos (2012), o MURALIZA | Festival de Arte Mural de Cascais (2014), o ESTAU | Estarreja Arte Urbana (2016)  Conquista o Sonho x FPF (2018). Em 2013/14, seria convidada a organizar as comitivas de artistas portugueses a atuar nos projetos de destaque internacional, TOUR PARIS 13 (França) e DJERBAHOOD (Tunísia).

Este trabalho apaixonado, reflete-se igualmente na participação em várias palestras/seminários da especialidade, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Permanece o interesse pelas Artes em geral, espelhado na curadoria/produção de diversas ações culturais e exposições, como a coletiva THE ART OF.USING THE BOX (Figueira da Foz, 2013), o projeto ESPIGAR NAS GENTES (Porto, 2015), o projeto integrado FIO (Coimbra, 2016) e a GTM | Gaia Todo Um mundo _ Rota Sustentada (Gaia, 2017). Foi também responsável pelo curadoria e organização da exposição ATTERO do artista Bordalo II (2017) que contou com mais de 27.000 visitantes.

Para a gestão de todas estas facetas, constituiu a MISTAKER MAKER | Plataforma de Intervenção Artística (2014), que tem por missão fomentar criativamente a produção e promoção de exercícios de Arte Contemporânea, em todas as suas formas de expressão. (pt.linkedin.com/in/laraseixorodrigues)

PARA CRIANÇAS _ o que esconde o FAZUNCHAR? _ orientada por Marina Prior
23 agosto (domingo) | 10h30
ponto de partida _ Quartel General FAZUNCHAR, Clube Figueiroense - Casa da Cultura, Rua Dr. Manuel Simões Barreiros
Inscrição: gratuita e limitada a 10 crianças, mediante inscrição para o email
geral@mcafigueirodosvinhos.pt

ROTA DOS FREGUESES
22 agosto (sábado) | 10h00 – Arega (partida 9h30)
11h30 – Aguda
14h30 – Campelo
ponto de partida | 9h30 _ Quartel General FAZUNCHAR, Clube Figueiroense - Casa da Cultura, Rua Dr. Manuel Simões Barreiros
Inscrição para viagem em autocarro, gratuita e limitada a 13 pessoas, mediante
inscrição para o email geral@mcafigueirodosvinhos.PT

MÚSICA

CASSETE PIRATA (PORTUGAL)
22 agosto (sábado) | 21h30 _ 20h30 acesso ao recinto
anfiteatro da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, Rua dos Bombeiros Voluntários
Cassete Pirata nasceu da vontade de escrever e descobrir novas canções em português, num regresso ao que todos temos de tronco comum em referências, paisagens e sons.

João Firmino, vocalista, guitarrista e escritor de canções, afirma o enorme prazer de ter criado esta banda juntamente com os músicos e amigos Joana Espadinha e Margarida Campelo, que agarram as suas vozes aos teclados; António Quintino, que assegura a pulsação no baixo elétrico e o verdadeiro baterista de rock, João Pinheiro.

Os Cassete Pirata lançaram em 2019 o seu disco de estreia longa duração, “A Montra”, considerado um dos melhores álbuns do ano para a Antena 3.

Entrada gratuita sujeita ao levantamento prévio de bilhete a partir das 10h00 do dia 20 no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, até ao dia do espetáculo, dia 22.

No dia do concerto, poderás igualmente recolher o teu bilhete junto do recinto, até às
20h45, 45min hora antes do início do espetáculo.
Limitado a 2 bilhetes por pessoa e sujeito à lotação do recinto - 162 pessoas.

SURMA (PORTUGAL)
21 agosto (6ofeira) | 21h30 – apresentação de resultado da residência artística
Travessa do Jasmineiro, 3

Este será um momento único onde o talento musical de Surma se junta ao talento plástico de Tamara Alves, promovendo o que será uma memória única deste
FAZUNCHAR.

Entrada gratuita sujeita à lotação do recinto. Fica atento às redes sociais do FAZUNCHAR para perceberes como poderás assistir a esta experiência única e irrepetível.

PIQUENIQUE COMINITÁRIO

Há um ano atrás, lançávamos o desafio de retomar esta tradição local, tantas vezes registada por José Malhoa ou em mil fotografias que foram surgindo pelos arquivos e bibliografia consultada na preparação da 1o edição do FAZUNCHAR. Seria uma tarde de memorável convívio gastronómico, desportivo e artístico, e só por isso, não poderíamos deixar de repetir o piquenique comunitário, que se institui desta forma como uma tradição FAZUNCHAR.

23 agosto (domingo) | 12h30
Jardim do Parque Municipal de Figueiró dos Vinhos
Inscrição: gratuita para o email geral@mcafigueirodosvinhos.pt
Os primeiros 30 inscritos recebem uma lembrança.

ACOLHOMENTO DE ARTISTAS

Antes do início dos trabalhos, todos os artistas são convidados a conhecer o território de Figueiró dos Vinhos. A sua história, atualidade, fauna, flora, tradições, elementos identitários, etc; porque tudo é passível de inspirar um artista na sua criação e no que nos irá deixar por aqui!

15 + 16 agosto (sábado + domingo)

ROTA SONORA

O FAZUNCHAR pretende ser uma festa construída por diálogos únicos entre artes e gentes. Nesta 2o edição, numa missão de estreitar laços entre estas dimensões, decidimos convidar a OMNICHORD RECORDS com quem partilhamos (de forma alargada) este território, para apresentarem “uma proposta musical que serve de banda sonora” para as peças murais criadas pelos artistas que nos acompanharam durante 2019.

Junto de cada peça, poderás encontrar o ‘portal’ para os temas escolhidos pela equipa desta editora Leiriense, que desta forma nos dá a conhecer um pouco da vasta obra dos músicos que representa e edita, com base num princípio voluntarista e de cooperativa cultural, sempre crente de que “a distância de uma cidade central, de um estúdio profissional e de meios de promoção não pode nem deve hipotecar um bom disco.”

NORMAS DE SEGURANÇA SANITÁRIA

Atendendo ao plano nacional de contingência para o novo coronavírus (COVID-19) emitido pela Direção Geral de saúde e Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, o FAZUNCHAR segue as medidas e normas para a proteção da saúde individual e coletiva dos artistas, equipas técnicas e públicos da iniciativa, de modo a mitigar a disseminação do vírus.

1 – aconselha-se a não concentração de pessoas na via pública e a dispersão das concentrações superiores a 20 pessoas, com respeito pelas normas de distanciamento físico (1,50m entre cada pessoa), a utilização de máscara social e o cumprimento das normas de higiene de mãos e etiqueta respiratória, conforme orientações das autoridades de saúde.

2 – nas ações de lotação limitada (workshop, conversas e concertos), devem ser respeitados os espaços criados pela organização que delimitam o lugar para cada participante. Aconselha-se os mesmos e quando oportuno, a trazerem o seu próprio banco/almofada/cadeira para maior conforto durante as ações. Todas as atividades serão orientados por colaboradores devidamente identificados, cujas indicações devem ser respeitadas para o bom decorrer das mesmas.

3 – sempre que possível e adequado, o público do FAZUNCHAR deverão manter-se no seu domicílio e assistir às ações das janelas, portas, varandas e jardins privados, de modo a se fazer cumprir as normas de segurança pública e individual.

4 – caso haja um aglomerado superior a 20 pessoas, que não respeite as normas de segurança e que ponha as equipas técnico-artísticas e os participantes em risco, será feito uma chamada de atenção para seguir as normas de segurança sanitárias. Caso o aglomerado se mantenha, a atividade será interrompida.

5 - a equipa técnica e artística será monitorizada diariamente, para um controlo preventivo.

6 – indicações mais específicas e concretas para cada ação serão divulgadas atempadamente nas redes sociais do FAZUNCHAR.

Ícones:
Distanciamento 1,5m
Respeitar as áreas/ lugares marcados
Utilização de máscara social
Higiene das mãos – gel + lavagemtodos colaboram.

Sem comentários: