segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

NO SALÃO BRAZIL EM JANEIRO














No primeiro mês do ano de 2021, o espaço gerido e programado pelo Jazz ao Centro Clube acolhe quatro concertos, mantendo a lógica de programação pautada pela diversidade de géneros e abordagens musicais.

A lotação mantém-se nos 35 lugares, mantendo-se também o cumprimento estrito pelas orientações da DGS. As medidas implementadas permitiram promover, desde que o espaço reabriu (a 25 de junho de 2020, depois de mais de 3 meses de paragem) mais de 30 concertos que continuaram a fazer do Salão Brazil um espaço ao serviço da comunidade artística e a merecer a confiança do público, que nunca deixou de acorrer aos concertos.

O primeiro concerto do ano está integrado no ciclo “Porta-jazz no Salão” que, ao longo do ano contará com 8 concertos de apresentação de discos do carimbo da associação portuense. A abrir o ciclo teremos o trio de Miguel Ângelo UTOPIA, onde o contrabaixista e compositor se faz acompanhar pelo guitarrista Miguel Moreira e pelo baterista Mário Costa. Nos temas de Miguel Ângelo encontramos “uma música que reconcilia os parâmetros do jazz e do rock desformatando ambos, com um contrabaixo sempre afirmativo e profundo, uma guitarra encharcada em efeitos sci-fi e uma bateria que faz muito mais do que pontuar e dar chão ao que vai acontecendo à sua volta.”.

Uma semana depois, a 15 de Janeiro, o sala de concertos da Baixa de Coimbra acolhe um concerto de Vaiapraia, uma das figuras de proa do Queer Punk nacional. O regresso ao Salão tem como principal motivo a apresentação do seu segundo longa duração, intitulado 100% Carisma, disco que chega 4 anos após o muito elogiado 1755. O título é irónico e o disco, segundo Rodrigo Vaiapraia, remete para temáticas como o desconcerto e a falha, a fome versus o apetite, a insatisfação e a autoficção enquanto pessoa queer.

O trabalho de produção foi mais moroso do que o do seu predecessor e envolveu várias pessoas para além do núcleo duro formado por Vaiapraia (teclados e voz), Ana Farinha (bateria), Francisca Ribeiro (guitarra) e Daniel Fonseca (baixo). Desde logo, Adriano Cintra (Cansei de Ser Sexy), que produziu e misturou os temas. A gravação, nos estúdios da Cuca Monga, ficou a cargo de Luís Severo. Tanto Cintra quanto Severo contribuíram também nos arranjos.

O ciclo “Porta-Jazz no Salão” regressa a dia 22 de Janeiro, desta feita com o trio de Filipe Teixeira. O contrabaixista do Porto apresenta “Tao”, fazendo-se acompanhar de Acácio Salero (bateria) e Rui Teixeira (saxofones alto e barítono). Na jazz.pt, publicação da especialidade, a recensão ao disco refere que : “O que desde logo caracteriza “Tao” é o facto de a escrita para o grupo dar um papel fundamental ao contrabaixo, o que, se assim dito parece lógico, na prática não é assim tão comum”., no espaço de duas semanas, o Salão recebe dois trios liderados por contrabaixistas. Não se pense, no entanto, que se tratam de abordagens semelhantes. Bem, pelo contrário, esta coincidência demonstra a criatividade do Jazz nacional e, em particular, da música que nos chega do coletivo portuense Porta-Jazz.

A fechar o mês, no dia 29 de Janeiro, Vítor Joaquim regressa ao Salão Brazil para apresentar “The Construction of Time”, o seu mais recente trabalho discográfico. Vítor Joaquim é, sem dúvida, uma das figuras de referência da música eletrónica de cariz exploratório feita em Portugal e o trabalho que agora apresenta vem na senda dos discos “Impermanence” (2018) e “Nothingness” (2019), que por sua vez possuem ligações conceptuais com “Filament” (2011) e “Flow” (2006).

Comum a todos estes trabalhos estão explorações sobre a perceção da temporalidade e os seus efeitos sobre a vida interior. Questões profundas, que justificam um labor de década e meia.

Neste concerto, tal como no disco, Vítor Joaquim terá a seu lado o trompetista João Silva, ele próprio um instrumentista que tem dedicado o seu tempo à exploração dos meios eletrónicos.

Sexta-feira, 8 Janeiro, 21h00
Porta-Jazz no Salão
Miguel Ângelo MAU trio apresenta “Utopia”
com Miguel Ângelo (contrabaixo e composição) // Miguel Moreira (guitarra) // Mário Costa (bateria)
Bilhete 7,00EUR
Lojas + BOL

Sexta, 15 janeiro, 21h00
Vaiapraia apresenta “100% Carisma”
Bilhete 7,00EUR
Lojas + BOL

Sexta, 22 janeiro, 21h00
Porta-Jazz no Salão
Filipe Teixeira Trio apresenta “Tao”
com Filipe Teixeira (contrabaixo e composição) // Rui Teixeira (sax alto e barítono) // Acácio
Salero (bateria)
Bilhete 7,00EUR
Lojas + Ticketline

Sexta, 29 janeiro, 21h00
Vítor Joaquim apresenta “The Construction of Time”
com Vítor Joaquim (eletrónica) // João Silva (trompete)
Bilhete 7,00EUR
Lojas + Ticketline

Sem comentários: