quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

JOANA ALEGRE NO FESTIVAL DA CANÇÃO 2021


Foram hoje anunciados os nomes dos intérpretes que vão participar na edição de 2021 do Festival da Canção. Joana Alegre, que em Dezembro passado já tinha sido confirmada enquanto compositora será também a intérprete da canção a que deu o título de "Joana do Mar".

"Hoje, finalmente, esta canção passa a ser vossa! Escolhi-a por sentir que podia trazer-vos força e ânimo nestes tempos difíceis", afirma Joana Alegre acrescentando ainda que o tema diz o essencial sobre quem ela é, e que por isso mesmo, espera que todos gostem"

Ao seu lado na gravação do tema estiveram: Emiliana Silva, Sara Fidalgo, Mário Delgado, Vicente Palma, Nuno Gonzalez, Carlos Miguel. A canção conta ainda com a produção de Luísa Sobral e mistura e masterização do Rui Guerreiro.

Nesta edição do Festival da Canção 2021 estarão nomes como Ana Tereza, Ariana, The Black Mamba, Tainá, Mema, Pedro Gonçalves, Eu Clides, Neev, Miguel Marôco, Karetus + Romeu Bairos, Graciela, Irma, Ian, Valéria, Sara Afonso, Fábia Maia, Da Chick, Carolina Deslandes e Nadine.

Joana Alegre apresenta "Joana do Mar" a 27 de Fevereiro na 2.ª semifinal (a 1.ª será a dia 20 do mesmo mês) do Festival da Canção. A final terá lugar no dia 6 de Março.

Joana Alegre, cantautora de Indie Folk / Baroque Pop, desde cedo percebeu que a música e a poesia fariam inevitavelmente parte da sua vida. Estudou na Academia Duarte Costa, no Hot Club de Portugal, e posteriormente na Escola de Verão Veneto Jazz, organizada em Itália pela New School For Jazz and Contemporary Music (Universidade de Nova Iorque). Seguiu-se uma temporada em Nova Iorque, onde aprendeu e colaborou com grandes referências do Jazz Contemporâneo.

A sua primeira colaboração enquanto vocalista foi com a produtora Joana de Melo, dando voz ao seu tema “Tribute to M”, o qual viria a alcançar o quarto lugar na competição mundial Billboard World Songwriting Contest de 2008. Mais tarde, em 2010, apresentou-se como lead singer e letrista nos “The Pulse”, com álbum homónimo.

Desde então, tem desenvolvido uma série de parcerias e colaborações com músicos de renome do jazz e da pop nacionais, entre os quais Mikkel Solnado com quem faria o conhecido dueto “E Agora?” e que viria a produzir o seu primeiro disco, “Joan & The White Harts”, álbum conceptual com o qual foi cantautora semifinalista no International Songwriting contest em 2016 e em 2019.

Foi finalista do The Voice Portugal 2019/20, onde encantou os jurados e o público com vários temas, entre os quais se pode destacar a sua mágica interpretação de “Jenny Of Oldstones”, versão que rapidamente ultrapassou o meio milhão de visualizações no Youtube. Conquistou o terceiro lugar com o voto do público.

Recentemente compôs e produziu dois temas para o filme “Big vs Small”, vencedor do SAL | Surf At Lisbon Film Fest, no Cinema São Jorge, uma produção finlandesa sobre Joana Andrade, a única surfista portuguesa a desafiar as ondas gigantes da Nazaré.

Actualmente está a gravar o seu segundo álbum de originais com produção de Luísa Sobral, com o apoio cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, e irá participar no Festival da Canção 2021, como autora e intérprete.

Sem comentários: