quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

PARA OS DAGUIDA O FUTURO É QUANDO FOR

Na ressaca de mais um aniversário dos daguida é tempo de rever 2020 e imaginar o futuro, seja lá isso quando for…

2020 trouxe-nos mais um vírus, impediu-nos de estarmos juntos, mas não nos impediu de fazer o que estamos sempre a fazer, trabalhar!

Sem ensaios, sem concertos, sem festas privadas, salvou-nos uma vez mais o trabalho!

 

Em janeiro de 2020, lançamos Vamos ao Trabalho, um tema de chamada ao ofício, um alerta aos valores da família, um apelo à procura da missão individual de cada um, mas também uma espécie de premonição para o que ainda estava para chegar.

Chegada a pandemia, em abril, foi então que decidimos olhar ainda mais de perto o que é isto de ser um país. A convite do Tiago Pereira e da Música Portuguesa a Gostar dela Própria lançamos, pela voz do nosso Yuran e sem sairmos do mesmo sítio, o País do Ronaldo.

Mas era pouco…Era ainda muito pouco... Impunha-se fazer mais e continuar a trabalhar!

Na impossibilidade de regressar aos palcos, às festas privadas e aos ajuntamentos, os daguida lançaram então em junho, o Projecto Paralelo, uma espécie de sub-cave criativa transformada em laboratório de experimentação sonora para um futuro pós-pandémico. Surge assim, num país de mão estendida, o tema Quero Tacho, dedicado a todos os interessados e a todos os interesses, bem como um apelo à consciência colectiva para o bem comum.

2020 trouxe-nos também tempo, o tempo que nunca tínhamos tido para perceber que é só estúpido não dizer um Bom Dia!

Declarado o estado de emergência, o impulso deu-se e saímos à rua contra os olhares cabisbaixos e a falta de esperança para apresentar Estúpida Mania.

O já conhecido lema dos daguida #daguidasempreatrabalhar fez-se novamente verdade a convite do Festival Há Festa na Aldeia. O convite era para um mini-concerto e em jeito de presente, no dia 20 de dezembro, lançamos 4 novos temas, gravados em estúdio, num formato intimista e de uma assentada: Tempos de Criança, Livro de Instruções, Conceição e Macaco.

E foi assim mais esta volta ao sol, repleta de boas paragens para espalhar a mensagem, que incluíram a Praça da Alegria na RTP, o Alô Ricardo no Porto Canal e ainda no Ao Vivo da Rádio Observador. Já em 2021, e perante as baixas temperaturas registadas em território nacional, a TVI convidou-nos a aquecer o ambiente e nós fomos, Em Família.

Seguimos!

Sempre a trabalhar, a preparar novas mensagens e novas sonoridades, porque estamos certos de que aquele dia, o dia que todos esperamos, há-de chegar!

Até já,
daguida

Sem comentários: