sexta-feira, 16 de abril de 2021

BALEIA BALEIA BALEIA COM NOVIDADES

















Foto: Vera Marmelo

Com o lançamento inicialmente previsto para 2020 mas condicionado pela pandemia, a dupla portuense Baleia Baleia Baleia apresenta agora um novo single, intitulado “Babes do Zodíaco”, que será integrado no novo álbum “Suicídio Comercial” e cujo lançamento acontecerá em Outuno de 2021, através da editora Saliva Diva.
 
“A pandemia fez-nos atrasar o lançamento do disco um ano, mas se calhar foi melhor assim, pudemos dar tempo e dedicação ao sucessor do disco dos óculos e divertimo-nos muito”, afirma Ricardo Cabral, sobre o processo de criação do futuro disco. Depois do lançamento do disco homónimo, em 2018, a banda regressou ao estúdio, para um segundo álbum a ser editado no segundo semestre de 2021, do qual “Babes do Zodíaco” irá fazer parte.

O videoclipe, agora revelado pela banda, é inspirado na cultura pop iconoclasta, no surrealismo e na liberdade própria da videoarte. As cabeças dos músicos são planetas e outros corpos celestes no espaço sideral que contracenam com mais elementos que não deviam lá estar.

“O vídeo foi feito por nós em casa, com a preciosa ajuda do Hugo Santos no jogo de luz caseiro e na fluidez dos movimentos de rotação das cabeças-planeta, e do Daniel Catarino que gentilmente cedeu uma máquina de filmar e um tripé. Teve um orçamento inferior a 50 cêntimos (que nem chegámos a usar), é um espelho do que foi o processo de gravação e mistura deste disco: poucos travões
e muitas gargalhadas”, revela Manuel Molarinho.

Numa busca por transmitir assuntos importantes mas ao mesmo tempo sem quererem ser levados demasiado a sério, os Baleia Baleia Baleia aproveitam este primeiro avanço para deixar isso bem presente. Para o lançamento do disco “Suicído Comercial”, agendado para este Outono, a tónica continuará a ser a constante interação entre a realidade contemporânea, muitas vezes capaz de superar a ficção, e que serve de matéria rica e inspiração para a banda conceber as suas músicas.

O single e o álbum são produzidos pela própria banda no estúdio Quarto Escuro.

O videoclipe está disponível no dia 20 de abril no YouTube e nas redes sociais.

O single poderá ser ouvido no Bandcamp da banda e da editora no mesmo dia.

BALEIA BALEIA BALEIA interação entre a realidade contemporânea, muitas vezes capaz de superar a ficção, e que serve de matéria rica e inspiração para a banda conceber as suas músicas.
O single e o álbum são produzidos pela própria banda no estúdio Quarto Escuro.

O videoclipe está disponível no dia 20 de abril no YouTube e nas redes sociais.

O single poderá ser ouvido no Bandcamp da banda e da editora no mesmo dia.

Dupla formada por Manuel Molarinho (baixo e voz) e Ricardo Cabral (bateria e voz), formada em finais de 2015 no Porto a partir de jams informais. Depois de um primeiro EP pirata, lançaram em 2018 o homónimo disco de estreia que lhes valeu presenças constantes nos palcos de todo o país, incluindo festivais como o Bons Sons, Circuito Supernova ou o Zigurfest, bem como nas listas de melhores discos e concertos do ano.

'Nasceram de jams informais numa sala de Cedofeita, no Porto. Baixo afiado como guitarra e bateria vitaminada. Isso e um olhar mordaz sobre a nossa sociedade tecnológica. Rock sátiro, rock catarse, rock à séria no álbum de estreia dos Baleia Baleia Baleia'. Mário Lopes, Público 'Baleia Baleia Baleia é uma colecção de canções mordazes, contemporâneas, tão urgentes como viciantes, construídas entre a
tensão rock e a mais pura fligrana pop'. Sérgio Felizardo, Vice 'A meio caminho entre o pop rock sem vergonha e um punk maisvibrante e soalheiro, os Baleia Baleia Baleia pegam nos elementos mais alegres e coloridos que o rock alguma vez engendrou, agitam-nos numa garrafa com gasosa e tiram a tampa para molhar toda gente.' André Franco, Tracker

SOBRE SALIVA DIVA:

Editora portuguesa de matriz horizontal e comunitária que nasceu no início de 2020, cujo foco principal tem sido o underground português de linguagem mais universal. No ano de estreia lançou discos de Bardino, PALMIERS, O Manipulador e Conferência Inferno e prepara-se para lançar discos de Baleia Baleia Baleia, The Miami Flu e Daniel Catarino. Para além do trabalho editorial tem realizado iniciativas, como a Missa dos Laicos, com o objectivo de aproximar a comunidade músical independente.

Sem comentários: