terça-feira, 18 de maio de 2021

NO SALÃO BRAZIL






















a Jigsaw | SALÃO AZUL
19 de Maio, 18h30
a Jigsaw

A Blue House, em colaboração com o Salão Brazil, apresentam o regresso do ciclo de showcases “SALÃO AZUL”. Entre Maio e Julho de 2021, a produtora e a sala conimbricenses farão a produção e curadoria de diversos espectáculos solidários com a União Audiovisual. Esta associação nasceu durante a pandemia com o objectivo de ajudar, exclusivamente através de bens alimentares, o grande número de profissionais da área audiovisual que ficaram sem trabalho, devido à enorme redução do número de espectáculos realizados.

Sendo esta uma situação dramática e urgente, a Blue House e o Salão Brazil, como apoio da Music Light e da Associação de Músicos e Técnicos, juntaram-se para se associar a esta causa e irão promover diversos “mini-concertos”, às quarta-feiras, pelas 18h30.

Foi há mais de 20 anos que os a Jigsaw começaram a fazer canções. Profundamente inspirados pela música popular norte-americana, João Rui e Jorri deitaram mãos ao fascinante e inesgotável legado da folk, da country e do blues. Com os seus discos foram apurando uma alquimia que os tornou populares em Portugal e além-fronteiras, motivando elogios da imprensa internacional. Os seus espectáculos ao vivo são marcados pela forma como os músicos multi-instrumentistas ajudam a tornar real o imaginário dessas raízes musicais e literárias.

Bilhete: Gratuito na entrega de um alimento
Reservas: reservas.jazzaocentro@gmail.com / 239837078 / 916071691

SIMÃO COSTA 'BEAT WITH OUT BYTE'
21 de Maio, 19h00
Simão Costa 'Beat With Out Byte'

Simão Costa - Composição | Piano
BEAT WITH OUT BYTE - (un)learning Machine é o novo disco do pianista e compositor Simão Costa editado pela Cipsela Records.

Dividido em duas partes, explora uma característica musical particular: o pulso. Ciclos, batimentos, repetições em processo de homeostase; um processo de regulação através do qual um organismo consegue manter o seu equilíbrio, caracterizado pela sua estabilidade e também pela sua imprevisibilidade.

Na primeira parte fermentam batimentos que resultam da luta de amplitudes de frequências quase iguais. A segunda parte desdobra-se em ecos de música para dançar, porventura ondas de choque das variadas colaborações deste músico com coreógrafos ao longo dos últimos anos.
Neste jogo, todos os sons são acústicos, produzidos a partir de cordas do piano e ímanes colocados sobre elas, e são capturados do ar em vibração. Cada faixa foi gravada “de fio a pavio”, num só “take”, sem cortes nem edição.

Desenham-se múltiplos pontos de observação minuciosa do instrumento, conciliando novas e velhas formas de excitar cordas de piano. Celebra-se, por um lado, o piano como instrumento de percussão, por outro, abre-se o seu potencial de ressonância por indução, ao colocar as cordas a vibrar sem lhes bater.

O profundo conhecimento do piano, que recebe a dedicação apaixonada de Simão Costa, revela uma reflexão alargada sobre as relações contemporâneas entre homem e máquina. A partir do piano, o músico saboreia os meandros mecânicos e eletromagnéticos de ambos.

Bilhete: 7,00€
ticketline.sapo.pt | Lojas Parceiras

Sem comentários: