quarta-feira, 16 de junho de 2021

EM LISBOA









A programação Circuito Lisboa tem vindo a dar palco a artistas em 12 salas da capital, continua até final de Junho e conta ainda com 5 actuações no VU.

Nesta quinta-feira !..!.ART.ATTACK.!..! . É um colectivo de artistas internacionais que se juntam física ou digitalmente para a criação de performances onde público e artistas fazem parte da mesma festa.

Depois do enorme sucesso que foi a performance no VU no Verão passado onde ocuparam e decoraram o espaço de eventos para uma transmissão online para o mundo em tempo real, voltaram a actuar na noite de Halloween naquela que foi uma oportunidade única de ver, ouvir, estar, sentir os delírios interpessoais do mundo maravilhoso e curiosamente estranho deste colectivo de artistas espalhados pelo mundo. Esta quinta-feira 17 de Junho às 20h30, bilhetes aqui.

Na sexta-feira dia 18 a dupla Diogo + Moreno Ácido estreia-se na cabine do VU em formato DJ set. A entrada é livre mas sujeita a marcação de mesa em food@vulisboa.com ou em 911 115 533.


Na próxima semana é a vez de Sofia Marques, artista conhecida do público como mema.

Nasceu em Aveiro em 1991 e foi entre esta cidade e Ílhavo, onde cresceu, que descobriu a música e a tornou parte de si. Em Berlim, fez parte do coletivo de produtores de eletrónica “Strength in Numbers” (2016), onde iniciou a sua jornada como mema. e em 2018, começa a explorar sonoridades tradicionais, resultando numa eletrónica pop de tons folk e sabor a sal.

mema. ao vivo na quinta-feira 24 de Junho às 20h30. Bilhetes aqui.

Na sexta-feira, 25 Junho, há DJ set de Maboku com selo Príncipe Discos. O artista tornou-se conhecido por formar com DJ Lilocox a dupla Casa da Mãe Produções. Desenvolveram espontaneamente, imersos na cultura juvenil dos bairros sociais onde viviam e se moviam, uma música electrónica de dança inovadora e vibrante, acabando por seduzir e angariar em pouco tempo uma imensa legião de entusiastas nos subúrbios da capital, diáspora PALOP e todo o ouvinte atento e ávido por frescura estética no som que nos põe a dançar.

Sábado 26 Junho, temos na casa o live act de 2Jack4U, a dupla que dispensa apresentações por já ter actuado no VU mais do que uma vez e sempre de forma estrondosa. As noites de sexta-feira e Sábado são de entrada livre sujeita a reserva de mesa em food@vulisboa.com.

A festa da Skoola!

Chega ao fim o primeiro ciclo da Skoola, a nova academia de música urbana que abriu no VU em Abril deste ano, e é celebrado com uma performance final dos 48 jovens que ao longo de 9 semanas estiveram a co-criar peças musicais e performativas em grupo com a ajuda de 4 facilitadores e de um director artístico.

O que se vai apresentar neste dia, que conta com duas sessões às 12h30 e às 17h00, é o culminar de 9 semanas de trabalho dos jovens, trabalho este que foi estruturado à volta de três eixos: Criação e Composição; Produção Digital de Música e Performance. Ao longo das 9 semanas criou-se música em conjunto usando instrumentos, mas também a voz através técnicas de composição colectiva e a produção digital. Tudo sob o olhar atento e ajuda de uma equipa de Facilitadores, Músicos, DJ’s e Produtores profissionais experientes como Tânia Lopes, André Ferreira, Karlon Krioulo e Pedro Coquenão e direcção artística de Filipe Sousa.

E ainda Workshop de DJ com Batida

Neste dia, Pedro Coquenão, artisticamente conhecido como Batida, e um dos facilitadores da Skoola, ocupa a cabine de DJ para nos fazer dançar.

Como Batida, o Pedro tem assinado muitas coisas diferentes, entre elas uma performance chamada The Almost Perfect Dj, apresentada em salas como o Bozar em Bruxelas, a NYUAD em Abu Dhabi ou mesmo aqui no CCB. Enquanto DJ também já actuou em alguns dos maiores festivais europeus, tendo sido o primeiro DJ nacional a ser convidado para actuar no Boiler Room, onde somou 5 participações entre Londres, Paris, Berlim e Lisboa.

Para fechar este primeiro ciclo, durante a primeira hora, a sua cabine vai funcionar como um Workshop aberto aos Skoolers que tenham interesse em saber um pouco mais sobre esta cultura; Do essencial gosto por ouvir e partilhar música, ao uso do microfone, a importância do sistema de som, como ocupar um palco ou apenas saciar o lado nerdde quem quiser saber tudo sobre todos os botões e ecrãs envolvidos, com ou sem qualquer experiência, todos os Skoolers são bem vindos. Este DJ só não aceita discos pedidos!
 
Dado o enorme sucesso que fez esgotar os lugares do Bootcamp de Verão (12 a 16 Julho) a equipa da Skoola decidiu organizar um segundo, mas desta vez para os jovens mais experientes.

Estão abertas as inscrições para a próxima Oficina da Skoola. Ao longo dos três dias iremos criar música em pequenos grupos através de uma abordagem não formal - recurso à oralidade no processo de aprendizagem musical, partituras gráficas e jogos musicais. Destina-se a jovens dos 12 aos 20 anos no mínimo com 3 anos de experiência musical.

Esta oficina está aberta a vocalistas e instrumentistas. O VU dispõe de pequena percussão, djambés, uma bateria, uma guitarra elétrica , um baixo elétrico, um piano digital e um teclado + computador e sistema de som microfones, loop station e muita ginga.

Oficina dirigida por Filipe Sousa, o director artístico da Skoola que podem conhecer aqui.

Sem comentários: