segunda-feira, 28 de junho de 2021

FESTIVAL CRIASONS VISITA ÉVORA











2 a 4 JUL - Teatro Garcia de Resende
Programas de António Victorino D’Almeida, Mário Laginha e Tiago Derriça são apresentados pela primeira vez fora de Lisboa

Depois dos concertos memoráveis no Teatro Nacional de São Carlos, a terceira edição do Festival criaSons inicia a circulação e tem como primeira paragem a cidade de Évora, levando ao Alentejo toda a sua transbordante energia e riqueza musical.

De 2 a 4 de Julho, o Teatro Garcia de Resende recebe os programas de António Victorino D’Almeida, Mário Laginha, e Tiago Derriça.

Com programas desenhados por grandes compositores da música portuguesa e obras especialmente compostas para o evento por um rol de compositores emergentes, o criaSons continua fiel ao ousado objectivo de promover uma dinâmica de ecletismo e de cruzamentos musicais.

Nesta visita àquela cidade alentejana, o criaSons apresenta três dos cinco concertos inéditos desta edição. O programa que abre a temporada é o de Tiago Derriça, dia 2 às 21h30, intitulado "Aos ombros de gigantes". O concerto tem como fio condutor a variedade tímbrica do repertório camerístico para cordas e piano, colocando lado a lado obras de diferentes períodos da História da Música e perspectivas estéticas.

No dia seguinte, também às 21h30, o grande maestro António Victorino D'Almeida apresenta a selecção exemplar "As Suites Teatrais II", reunindo obras da sua autoria, feitas para três diferentes peças de teatro. Textos de Bertolt Brecht, Fernando Arrabal Terán e Jorge Salazar Sampaio ganham vida sob o olhar - e o ouvido - atento do compositor, com melodias que, ao mesmo tempo que responsáveis com as mensagens originais, refletem a sensibilidade singular de António Victorino D'Almeida.

Por fim, às 18h00 do dia 4, e encerrando a passagem do festival por Évora, Mário Laginha apresenta "Que música é esta?", um desafio para nos levar a entrar em contacto com emoções de outra ordem, e de resistir à tentação de classificar o que se ouve, no qual assume o papel de compositor e intérprete.

Os espectáculos contam com direcção de Brian MacKay e com interpretação de mais de 30 músicos de excelência dos quais destacamos Mário Laginha, a Musicamerata e o Quarteto Lopes-Graça, o violinista Eliot Lawson, Taíssa Poliakova, Paulo Jorge Ferreira e muitos outros, sempre a conjugar o tradicional e o contemporâneo para alcançar configurações e experiências musicais inéditas.

Informações sobre bilhetes e reservas estão disponíveis no site https://cmevora.bol.pt.

O evento é organizado pela Musicamera Produções em co-produção com a Câmara Municipal de Évora e respeita as normas das autoridades de saúde, seguindo as indicações de saneamento e capacidade.

SOBRE O FESTIVAL CRIASONS

Concebido e organizado pela ​Musicamera Produções, o criaSons teve a primeira edição em 2011 e a segunda em 2018/2019. O criaSons III arrancou em Novembro de 2020 e, durante sete meses, apresentou no Teatro Nacional de São Carlos os programas inéditos de António Victorino D'Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Tiago Derriça e Pedro Caldeira Cabral. A direcção artística, como em todas as edições, é do maestro Brian MacKay. O festival reuniu até hoje, não só a participação de três dos mais prestigiados agrupamentos da música de câmara nacional – Opus Ensemble, Duo Contracello e Quarteto Lopes-Graça -, como estreou obras de grandes nomes como Alejandro Erlich Oliva, Alexandre Delgado, Amílcar Vasques Dias, Eurico Carrapatoso, Cândido Lima, Fernando Lapa, Anne Victorino d’Almeida, César Viana, Edward d'Abreu, Tiago Derriça, Miguel Jesus, Camila Menino, Samuel Pascoal ou Hugo Reis, levando a criação musical contemporânea portuguesa a palcos por todo o país e estrangeiro.

Sem comentários: