16 JAN a 06 MAR às 21H
ONLINE
livestage.ticketline.pt
O mar é o caminho; os portos, o ponto de encontro; o amor é o que nos une; e a verdade é uma constante.
Mup Fest 2022 é um festival de streaming que reúne uma série de artistas que faz parte de uma expressão que tem vindo a fervilhar não só em Lisboa, mas também por todo o país, nos grandes centros urbanos, com a particularidade de juntar músicos de vários géneros e locais do mundo, criando assim um universo onde a música e a cultura popular se afirmam cada vez mais: não num género ou numa canção, mas sim, no atual movimento sobre a nova “Música Urbana Portuguesa”.
Este festival foi filmado ao vivo nos Estúdios Namouche e estará disponível para ser visto e ouvido online na Ticketline Live Stage. Todos os domingos, entre 16 de Janeiro e 06 de Março, sempre às 21h.
Lisboa é a Meca da Lusofonia e porto de abrigo de grande parte das viagens da nossa história. Em tempos, gerou o Fado, que se tornou a canção de Lisboa e, posteriormente, o género musical mais representativo de Portugal. Hoje, Lisboa é uma cidade cosmopolita, onde fervilha um grande caldeirão cultural oriundo dos quatro cantos do mundo, onde todos os géneros musicais se fundem não só com o Fado, mas acima de tudo com a nossa “portugalidade” - todos nós temos Amália na voz... (António Variações). E a grande prova de tudo isso é a forma como se canta em português: uma canção de origem anglo-saxônica, seja de Rock ou Pop, por exemplo, acabam por se tornar nossas, porque apesar de estrangeiras, adquirem a nossa identidade, “a nossa portugalidade”. Isso, claro, não se passa apenas em Lisboa, passa-se em todo o mundo português.
Mas o que é que acontece quando músicos de países tão diversos se juntam e trazem, cada um, a sua cultura e a sua identidade para uma Lisboa cada vez mais acolhedora, mais aberta, mais livre de preconceitos, mais mestiça e mais ávida de liberdade? O que se pode esperar quando ao som de uma guitarra portuguesa se juntam o violão de doze cordas, o cavaquinho, o bandoneón, percussões, o universo da música eletrónica, sopros, cordas, e uma voz que canta em português?
A resposta é: apenas um Movimento... A nova “Música Urbana Portuguesa”
Sem comentários:
Enviar um comentário