quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

ROTAS DO JAZZ EM ALENQUER






















O Rotas do Jazz, projeto dinamizado pela Associação AlãoJazz, com o apoio da DGArtes, decorre em seis locais emblemáticos do concelho de Alenquer combinando um duplo objetivo: apresentar a mais nova geração de jazz português – a Big Band AlãoJazz – revitalizando o património histórico e cultural do concelho.

Até junho de 2022, a Big Band AlãoJazz apresenta-se em seis freguesias distintas, convidando o público a explorar lugares menos óbvios para a prática de jazz - coretos, instalações industriais ou espaços agrícolas - através de duas dinâmicas diferentes: concertos e sessões informais de jazz com jam sessions. Todos são convidados a fazer parte, ora como espectador nesta partilha do sensível através dos maiores clássicos de jazz, ora enquanto músico partilhando a aventura da improvisação. A Big Band AlãoJazz é composta por 15 músicos dirigidos pelo diretor artístico e musical José Menezes que denota que ‘Alenquer é um concelho onde o jazz não tem tido - até agora - a expressão que o género merece’, mas acredita ‘que em cada etapa destas Rotas do Jazz se possam partilhar novas emoções, criar novos ouvintes e conquistar novos praticantes’. Assim, deixa o convite ‘acompanhem-nos nesta viagem’ e a promessa de que ‘o som de saxofones e trompetes em velhas salas de convento ou jam sessions em teatros centenários, vão dar nova vida a esses espaços, acrescentar estórias à já sua longa história’.

O Rotas do Jazz, que decorre até junho de 2022, estreou-se com o primeiro espetáculo a 27 de novembro na Santana da Carnota, com a jam session no Teatro Centenário Ana Pereira, na Associação Cultural Liga dos Amigos de Alenquer. A segunda apresentação ao vivo aconteceu já no próximo dia 18 de dezembro, nos Claustros do Convento de São Francisco localizado na vila de Alenquer, um dos primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores fundado em Portugal. O terceiro espetáculo acontece no próximo dia 26 de fevereiro, pela 21h30 na Quinta de Vale Flores no Carregado.

Sem comentários: