quarta-feira, 23 de março de 2022

RAIMUNDO CARVALHO EDITA SINGLE






















Raimundo Carvalho é o vocalista e mentor dos Whosputo, tendo dado início ao projecto em 2018.

Começou a tocar guitarra aos 10 anos e durante a adolescência experimentou com a escrita das primeiras canções, em formato banda ou a solo, ao piano. Durante a sua estadia no Porto, onde estudou Direito, familiarizou-se com o jazz e a performance a solo em vários bares da cidade, onde interpretava temas no formato cantador da tradição folclore portuguesa, do samba, da bossa-nova e do blues.

Mais tarde, tendo se mudado para Lisboa para estudar Jazz (guitarra) na Escola Superior de Música de Lisboa, conheceu os restantes cúmplices que viriam a incorporar este grupo. Na capital, teve a oportunidade de começar a trabalhar com uma produtora de cinema, a Videolotion, onde se estreou na composição de bandas sonoras para projectos como, Lojas com História, CRIAS e Simon Chama Em 2016, passou 7 meses em alto mar a tocar repertório Funk, RnB e Motown, a bordo do Jewel of the Seas, da Royal Caribbean. Esta experiência contribuiu para engrossar a vontade de escrever canções em formato “pop”, ao que se viriam a juntar o jazz e o recente amor pela música electrónica.

Raimundo estreia-se a solo com projeto em nome próprio, apresentando uma dúzia de malhas que navegamo seu universo musical, pela primeira vez, em português. Ao folclore tradicional, juntam-se os samples, o 2 step, o garage e o drum n bass, numa serie de canções inteiramente compostas, misturadas e produzidas pelo próprio. A ideia foi tentar algo novo, diferente e sem fronteiras, com a única limitação de ser cantado em português. O repertório ira ser lançado ao longo de vários meses em formato de singles com lado A e B, à moda antiga, duas canções por lançamento.

Flauta

O primeiro single apresenta o projeto com Flauta, uma canção com influencias do andarilho, envolvida em samples e sintetizadores e sendo levada para a frente com 808 s e amen breaks, que nos leva a visitar o quotidiano simples e diletante do sujeito da acção. O lançamento fica completo com Cobra Que Assobia, uma confissão etérea como um sonho, em que o ouvinte e confrontado com sugestões de tentação. Guitarras languidas, vozes sussurrantes e uma dinâmica sempre crescente trazem-nos ao fim do primeiro dos singles a serem apresentados neste projeto, que também conta com a produção executiva de Tiago Vallechi, Pedro Marinho, Luis Lucena e Lucena e Filipe Paes. A masterização fica a cargo de Hugo Valverde.

Sem comentários: