quinta-feira, 28 de abril de 2022

FESTIVAL SANTOS DA CASA - 3ª SEMANA



 











Dia 28  de abril
Helena Silva
19 h00
Casa das Artes Bissaya Barreto
Entrada livre

Helena Silva serve-se apenas do violino e de uma loopstation para desenvolver temas que transitam entre o minimalismo contemporâneo e a experimentação acústica. Com uma história única em Portugal, Helena não é estranha a algumas das principais salas de espetáculo do país. Já acompanhou Antony and the Johnsons no litúrgico espetáculo que deram no NOS Primavera Sound 2015, e nos últimos anos, para além de ter feito parte dos Indignu, colaborou também, em disco e ao vivo, com Grutera e Gobi Bear. Desta vez, chega-nos através do Festival Santos da Casa, mas é também com ela que abrimos as portas à Música na Garagem da Casa das Artes













Dia 28 de abril
Portugal Desde a Raiz - Documentário de Nico Guedes
21h30
Casa do Cinema de Coimbra


Trata-se de uma viagem artística e literal, pelo país continental, retratando-o através da música.

O documentário retrata o processo do músico e director artístico Budda Guedes que visitou cada um dos 8 artistas à sua região, para compor e gravar uma música em conjunto em cada uma das regiões convidadas.

Num período de 3 dias, cada artista convidado trabalhou em parceria com Budda Guedes e, juntos, compuseram uma música que reflete a região e o género musical que cada artista representa (Fado, Cante Alentejano, Canto Polífónico, Desgarrada, Percussão, Corridinho do Algarve, Música Mirandesa).

Galandum Galundaina, Augusto Canário, Pedro Mestre, Marenostrum, Mia Moura, Bombos com Alma, Daniel Cristo, Mulheres do Minho são os convidados deste ambicioso projecto que retrata a cultura portuguesa através da sua música.













Dia 29 de abril
Himalion
18h00
Centro Cultural Penedo da Saudade
Entrada livre (necessidade de reserva)

No dia 29 de abril, às 18h00, apresentamos «himalion», um concerto integrado no Festival Santos da Casa 2022.

Uma coorganização com a RUC [Rádio Universidade de Coimbra].

himalion

«A mais recente entidade artística de Diogo Sarabando dedicada às explorações pelo indie-folk, apresenta em formato solo, um conjunto de canções da obra de estreia EGRESS (2020) e do seu primeiro LP entitulado BLOOMING (2021).

Gravado entre o puppy garden studios - o seu estúdio que é também a casa onde cresceu - e a Casa da Música em Ílhavo, BLOOMING retrata temas ligados ao processo de crescimento, sempre com um pé na natureza, e um aceno ao escapismo e autodidatismo inerente à Naïve art.

Este formato evidencia versões mais despidas e intimistas na génese do reportório de himalion - em contraste com os arranjos mais expansivos dos discos - mas mantendo sempre a mesma intenção emocional e artística.»

Reserva de lugar para cultura@ipc.pt

Sem comentários: