sexta-feira, 29 de julho de 2022

JOSÉ TORNADA ANTECIPA PRIMEIRO LONGA DURAÇÃO LOVE, HOPE, DESIRE AND FEAR COM “WILD PROMISES”


DISCO LOVE, HOPE, DESIRE AND FEAR

Depois do lançamento do seu EP/ Single de estreia "Visions", José Tornada prepara o lançamento do seu primeiro longa duração Love, Hope, Desire and Fear. Uma viagem de auto-descoberta que através do piano, cordas e spoken word, narra a história de amor, perda e solidão de uma mulher de 70 anos.

Tendo como ponto de partida o piano, e influências de artistas como Ryuichi Sakamoto e Philip Glass, o disco conta também com a participação do violinista norte-americano Nathaniel Wolkstein e da poetisa alemã Roses Sabra, cuja voz dá corpo à história que envolve o album. O texto e a voz foram elementos preponderantes na composição do disco, pois para José Tornada houve o objectivo de humanizar e dar coesão ao disco como se de uma peça única se tratasse. Além do autor passar por vários estilos musicais - oscilando entre o piano a solo, neo-classico orquestrado, minimal e ambiente - todas as faixas têm uma linha fluente que as liga, sendo um trabalho que pode ser ouvido do ínicio ao fim como uma faixa continua.

Através da simplicidade melódica, de peças com métrica de “canção” e do uso de voz, poesia e sintetizadores, Love, Hope, Desire and Fear pretende quebrar a barreira e o preconceito que existem em relação à música clássica tradicional e erúdita.

Para José Tornada, Love, Hope, Desire and Fear é a sua primeira afirmação pessoal e real enquanto artista.

O disco é editado dia 30 de Setembro.

SINGLE/ VIDEOCLIP “WILD PROMISES”

“Wild Promises” é o segundo single do álbum. Uma peça de piano íntima, em que o autor tenta capturar o sentimento de espectativas e promessas que todos fazemos a nós próprios. O piano suave do verso é uma metáfora para a esperança interior e incerteza, enquanto o crescendo final é a realização de todas essas espectativas.

O videoclip filmado em take continuo foi realizado pelo Subestimado.

BIOGRAFIA JOSÉ TORNADA

Pianista, compositor e produtor, José Tornada descobre o seu interesse pela música e melodia desde muito cedo. É através dos jogos de consola japoneses dos anos 90 e de Claude Debussy que começa a explorar o piano e a reproduzir pequenos trechos melódicos dos mesmos.

Aos 19 anos desiste do curso de arquitectura e muda-se para Londres para perseguir uma carreira na música. Lá dá os seus primeiros concertos e faz as primeiras composições para filmes e televisão. Warner Bros, BBC, FOX, MTV, AXN, VH1 e CBS são algumas das produtoras que fazem parte do portfólio de Tornada. É também em Londres que edita os primeiros discos através da Urban Outfitters UK, Rimeout Records Japan e na Optimus Discos Portugal.

De volta a Portugal, é com o projecto de indie/rock Los Waves que José Tornada pisa os primeiros palcos (CCB, Paredes de Coura, Alive, Sudoeste, Aula Magna) e produz os primeiros projectos de pop/electrónica Violent Shakes e Wildkin.

Só passado uma década de carreira musical é que José Tornada volta a redescobrir o interesse pela música clássica e instrumental, voltando ao ponto de partida, a simplicidade melódica da sua infância. É com esta premissa, a de explorar a música no seu estado mais simples e puro, que se isola na ruralidade do Alentejo durante um ano para compor o seu primeiro álbum de música clássica.

A viver num pré-fabricado de 15m2, rodeado de ovelhas, começa a construir a sua identidade e a sua interpretação do que é a música clássica contemporânea: influenciado pelas bandas sonoras de jogos e animes da sua infância, pela cadência de Carlos Paredes e os acordes de Radiohead descobertos na adolescência e pela experiência de produção e composição adquirida em idade adulta. As influências e experiências de um passado recente (Indie/Rock/Electronica) trazem ao seu trabalho uma sensibilidade pop mantendo a profundidade e a simplicidade na composição, arranjo e produção.

REDES SOCIAIS

http://www.instagram.com/tornada
http://www.facebook.com/josetornadamusic


CRÉDITOS LOVE, HOPE, DESIRE AND FEAR

Produção, composição e gravação - José Tornada
Cordas - Nathaniel Wolkstein
Artwork cover - Anastasiya Liohenkaya
Fotos - Subestimado
Realização videoclip – Subestimado

Sem comentários: