Galardão Língua Mãe consagra o brilhante trabalho de criação e interpretação do músico, desenvolvido desde o início dos anos setenta do século passado.
A SPA vai distinguir a obra de Fernando Tordo com o conceituado Prémio Língua Mãe. O galardão consagra o brilhante trabalho de criação e interpretação do músico, desenvolvido desde o início dos anos setenta do século passado, imortalizado com o prémio do Festival RTP da Canção - em 1973, com a mítica 'Tourada' - e em dezenas de discos, que têm sido regularmente editados e aclamados pelo público de várias gerações.
"Amigos, é com muita gratidão que no próximo dia 20 de Setembro vou ser honrado com o Prémio Língua Mãe, entregue pela Sociedade Portuguesa de Autores. Um momento especial, que só fará sentido com a vossa presença! Até dia 20!", escreveu Fernando Tordo nas redes sociais, acerca desta distinção.
"Em parte com José Carlos Ary dos Santos e durante muitos anos a solo, Fernando Tordo, já distinguido com o Prémio Pedro Osório da SPA, pelo seu notável trabalho discográfico é, sem dúvida, um dos mais exemplares e inspirados criadores da música portuguesa, tendo criado numerosas canções que fazem parte destacada da nossa memória coletiva", refere a SPA, em comunicado.
Canções como 'Cavalo À Solta', 'Estrela da Tarde', 'Adeus Tristeza', 'Tourada' e 'Só Ficou Amor Por Ti', entre tantas outras, fazem parte da história da música e da memória coletiva dos portugueses, que têm acompanhado a fenomenal carreira do cantor, agora agraciado com este troféu.
O Prémio Língua Mãe foi criado em 2021 pela SPA, em parceria com a CMTV, e está associado ao programa com o mesmo nome. Na sua primeira edição foi atribuído a Paulo de Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário