quinta-feira, 1 de setembro de 2022

SPACE FESTIVAL A NORTE





















Durante o mês de novembro, o Space Festival leva concertos intimistas de música experimental e improvisada a Paredes de Coura, Montemor-o-Velho, Ponte de Lima, Monção e Caminha.

Depois do reaparecimento do festival no ano passado, o Space Festival regressa em 2022 com o objetivo de continuar a promover o acesso a projetos consolidados e emergentes que se dedicam a este género musical ou encontram nele a sua base, fora dos grandes centros urbanos. Além de Caminha, onde decorreu o festival em 2021, o Space Festival acrescenta 4 novas localidades ao seu itinerário: Paredes de Coura, Montemor-o-Velho, Ponte de Lima e Monção.

A programação completa será revelada em breve, mas até lá o festival promete anunciar alguns artistas programados. O cartaz já inclui vários nomes conhecidos do panorama da música experimental e improvisada a nível nacional, como Gustavo Costa (Máquina Magnética, Sonoscopia, outros), Vitor Joaquim + João Silva, Ry Vuh (projeto de Jorge Queijo e Jorge Coelho) e Krake.

Enquanto parceiro de programação do Space Festival, o Space Ensemble, projeto artístico com origem nas suas primeiras edições, irá apresentar alguns dos seus projetos e filmes-concerto em diversas localidades, assumindo especialmente a programação de serviço educativo, onde se inclui a criação do espetáculo participativo "Minho, Coura, Lima", transversal aos municípios Paredes de Coura, Monção e Ponte de Lima e desenvolvido com as comunidades de cada local.

É objetivo do festival estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas em todo o território nacional, para que este género de música se torne mais acessível em vários pontos do país.

O Space Festival é organizado pela Associação Cultural Rock‘n’Cave e surgiu em 1999, em Coimbra. Até 2005, no decorrer de várias edições itinerantes em diversos locais como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, programou inúmeros artistas portugueses de referência, abordando os novos rumos da música contemporânea possibilitados pela via da experimentação, da improvisação e das novas tecnologias digitais. A edição de 2021 valeu ao Space Festival um lugar no TOP 10 de festivais nomeados para a categoria Best Cultural Programme nos Iberian Festival Awards.

A edição de 2022 conta com o apoio da Direção Geral das Artes e dos Municípios de Paredes de Coura, Montemor-o-Velho, Ponte de Lima, Monção e Caminha.

Mais informações em: https://www.spacefestival.pt/

Sem comentários: