A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa reforça o apoio à inclusão no Santa Casa Alfama: pela primeira vez em concertos de Fado, os espetáculos do Palco Santa Casa serão interpretados em Língua Gestual Portuguesa.
23 e 24 de setembro
Alfama, Lisboa
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa reforça o apoio à inclusão no Santa Casa Alfama, abraçando ainda mais a diversidade humana e tornando o Festival mais acessível a pessoas com deficiência e Surdas.
Numa edição que coincide com a celebração do Dia Internacional das Línguas Gestuais a 24 de setembro, este é um feito inédito que alia o Património do Fado à Comunidade Surda, sendo todos os concertos do Palco Santa Casa interpretados em Língua Gestual Portuguesa: Homenagem a Max por António Zambujo e convidados; Dulce Pontes convida Ricardo Ribeiro; Jorge Fernando; “As Divas”: Alexandra, Lenita Gentil, Maria Armanda e Maria da Nazaré; Aldina; Rodrigo Lourenço e João Leote.
A aposta da Misericórdia de Lisboa em fazer deste um festival ainda mais inclusivo reflete-se na parceria que fez com a Access Lab - uma startup de impacto social que trabalha o acesso de pessoas com deficiência e Surdas à cultura e ao entretenimento, enquanto direito humano fundamental - e numa nova zona na plateia do Palco Santa Casa reservada para pessoas Surdas, próxima das intérpretes de Língua Gestual.
Além disso, para além do Palco Santa Casa, o Santa Casa Alfama terá mais quatro palcos acessíveis, com apoio técnico de equipas especializadas e verificados pela Access Lab: o Palco Amália; o Palco Ermelinda de Freitas (Rooftop Terminal de Cruzeiros); o Palco Santa Maria Maior (Largo do Chafariz de Dentro) e o Museu do Fado.
Pela primeira vez também, o Santa Casa Alfama disponibilizará um bilhete gratuito para acompanhantes de pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, mediante a compra do bilhete pelas pessoas com deficiência e apresentação de Atestado Multiuso.
O Santa Casa Alfama nasce no bairro mais antigo e característico de Lisboa e um dos bairros mais antigos da Europa, construído com edifícios centenários quando as normas de acessibilidade ainda não eram uma realidade, aliando-lhe a modernidade com 5 palcos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada: Palco Santa Casa (Terminal de Cruzeiros de Lisboa), Palco Ermelinda Freitas (Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa), Palco Amália (Auditório Abreu Advogados), Museu do Fado e Palco Santa Maria Maior (Largo do Chafariz de Dentro) e um mapa de acessibilidade que poderá ser consultado no site oficial do Festival para planear a sua visita.
Desde a primeira edição em que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa se aliou ao Santa Casa Alfama, que a inclusão é um foco da sua atuação no Festival, nomeadamente no acompanhamento às pessoas com mobilidade condicionada. Esta iniciativa vem, assim, reforçar o seu apoio à inclusão de forma inovadora.
Santa Casa Alfama,
mais de 40 concertos em vários palcos em Alfama.
CARTAZ COMPLETO
Dia 23 de setembro
Palco Santa Casa (Terminal de Cruzeiros de Lisboa)
Homenagem a MAX por António Zambujo e convidados
Jorge Fernando
Rodrigo Lourenço e João Leote
Palco Ermelinda Freitas (Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa)
“Casa de Fado” A Tasca do Chico:
Adriano Pina, Cassandra, Filipa Biscaia, Filipa Maltieiro, Joana Carvalhas, João Carlos, Marta Alves, Valéria, Vera Varatojo
Fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Video mapping Tributo a Max
Palco Amália (Auditório Abreu Advogados)
Deolinda de Jesus
Filipa Vieira
Palco Santa Maria Maior (Largo do Chafariz de Dentro)
Inês Pereira e Bruno Igrejas
Carolina Gomes e Pedro Ferreira
Museu do Fado - Esplanada
O Palco do Público com Tomás Marques e fadistas amadores
Palco Bogani (Grupo Sportivo Adicense)
Conceição Ribeiro e João Casanova
Igreja de São Miguel
Miguel Ramos convida Pedro Jóia
Lina
Fado à Janela (Largo de São Miguel)
Jorge Silva, Gilberto Silva e José Manuel Rodrigues
Palco Santa Casa Futuro (Sociedade Boa União)
Escola de Fado Sociedade Musical de Cascais:
Julieta Afonso, Lourenço Afonso, Manuel Pinto, TóPê
Centro Cultural Dr. Magalhães Lima
Rogério Charraz “O Fado no Coreto”
Né Gonçalves convida Soraia Cardoso
Igreja de Santo Estevão
Joana Amendoeira
Diamantina
Dia 24 de setembro
Palco Santa Casa (Terminal de Cruzeiros de Lisboa)
Dulce Pontes convida Ricardo Ribeiro
“As Divas” Alexandra, Lenita Gentil, Maria Armanda, Maria da Nazaré
Aldina
Palco Ermelinda Freitas (Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa)
“Em Casa d’Amália” por José Gonçalez com André Amaro, Ângelo Freire,
Flávio Jr, João Leote,
Miguel Moura, Tiago Silva
Fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Video mapping Tributo a Max
Palco Amália (Auditório Abreu Advogados)
Matilde Cid
Zé Maria
Palco Santa Maria Maior (Largo Chafariz de Dentro)
Ana Marta e Lino Ramos
Mafalda Vasques e Eduardo Batista
Museu do Fado - Esplanada
O Palco do Público com Tânia Pataco e fadistas amadores
Palco Bogani (Grupo Sportivo Adicense)
Nuno de Aguiar
António Varela
Igreja de São Miguel
Maria Ana Bobone
Ana Sofia Varela
Fado à Janela (Largo de São Miguel)
Jorge Silva, Gilberto Silva e José Manuel Rodrigues
Palco Santa Casa Futuro (Sociedade Boa União)
Clube Lisboa Amigos do Fado, Marvila:
Joana Carvalhas, Carla Arruda, Carlos Sobral
Centro Cultural Dr. Magalhães Lima
Agir
José Manuel Neto convida Rão Kyao
Igreja de Santo Estevão
Fadistas do Porto cantam Max:
Maria da Luz, Marla Amastor, Francisco Moreira, Jorge César
Bilhetes
Até dia 22 de setembro:
Passe de 2 dias – 35€
Bilhete diário – 25€
Nos dias do Festival:
Passe de 2 dias – 40€
Bilhete diário – 30€
O bilhete tem obrigatoriamente que ser trocado por pulseira, pelo próprio, colocada pela organização do Festival no Museu do Fado, a partir do dia 22 de setembro. A pulseira dá acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.
Só são válidos os bilhetes adquiridos nos locais oficiais de venda:
Bilheteira do Museu do Fado, meoblueticket.pt – Call Center Informações e reservas 1820 (24 horas), ABEP, Bilheteiras da Altice Arena, FNAC e em bilheteira.fnac.pt, Worten, ACP, El Corte Inglês, Turismo de Lisboa, Festicket, Seetickets.
Sem comentários:
Enviar um comentário