IAN foi a convidada especial do designer de moda e joalheiro português na 59.ª edição da Moda Lisboa, que decorreu este fim de semana no Lisboa Social Mitra. A cantora, compositora e violinista russa, que adotou Portugal há mais de 20 anos e que hoje é 1.º violino da Orquestra Sinfónica da Casa da Música, foi protagonista de um dos mais fortes momentos da reconhecida mostra de moda nacional, tendo a seu cargo a composição da música do desfile do designer, ainda com a responsabilidade de exibir o último modelo da coleção.
A música homónima, “IAN”, que acompanhou toda exibição é da autoria da artista e chega esta semana a todas as plataformas de streaming. Com duração de cerca de oito minutos e meio, a composição teve como desafio abranger todo o desfile, onde o violino foi o fio condutor. A exibição culminou precisamente com a entrada em cena de IAN, envergando o último modelo da coleção, enquanto desfilava e mostrava ao vivo toda a sua mestria no violino, encerrando assim a apresentação.
IAN explica que “quando o Valentim Quaresma me convidou para compor a música para o desfile dele soube logo que iria ser algo natural e rápido, porque revejo a minha música em todas as suas criações. Já quando me disse que gostava que encerrasse o evento a desfilar enquanto teria de tocar violino fiquei muito feliz, mas sobretudo lisonjeada. E confirmou-se. Foi um momento muito forte para mim e para os que estavam presentes, senti nas críticas positivas que recebi, mas sobretudo no calor enquanto percorria a passerelle. Foi realmente emotivo”.
A poucos dias de editar o seu segundo álbum de originais, IAN já conta com o single de avanço “FIGHTER”. A faixa que desvenda o novo trabalho de originais é um dos temas mais pessoais do disco e um honesto grito sobre o presente. Através da voz da artista, conhece-se uma verdadeira lutadora verbal, sem receio de ter uma opinião pública e continuar a combater pela justiça. “I’AM”, sucessor de “RaiVera” será editado dia 28 de outubro e como diz a própria “este novo disco, é uma reflexão dos últimos dois anos e também uma análise do que se passa no presente”. Um trabalho para ser apreciado faixa a faixa, como um desabafo profundo pela voz de quem não tem medo de elevar a verdade.
É precisamente com este novo álbum que cresce a relação de proximidade entre o designer e a cantora e compositora. Valentim Quaresma é o responsável por algumas das criações presentes nas identidade deste novo trabalho. A imagem do estilista está bem patente neste novo registo de estúdio, graças à imagem forte e guerreira exibida nos vários desenhos usados por IAN ao longo da narrativa, a qual estará em destaque na capa do disco.
Ainda antes de revelar o seu novo disco na integra em Portugal, IAN vai viajar até ao México, onde se irá apresentar ao vivo no Festival @cervantino.
Sem comentários:
Enviar um comentário