sexta-feira, 11 de novembro de 2022

MARIA JOÃO | OGRE ELECTRIC EDITAM NOVO DISCO





















 "Songs for Shakespeare" é um trabalho de amor, que tem vindo a desenvolver-se no universo de Maria João e João Farinha, parceiros há mais de dez anos no projecto de jazz/electrónica OGRE electric. As oito canções originais deste álbum embarcam o ouvinte numa espécie trip poética, uma empolgante aventura em forma de som.

O álbum começa com o soneto "Look In Thy Glass", onde uma melodia dramática dança sobre um groove orquestrado de fazer abanar a cabeça e com a reinterpretação genial do monólogo intemporal do “Mercador de Veneza”. Continua com as batidas quase industriais do samba de "The Lunatic, The Lover And The Poet", a balada de cordas "Love Looks Not With The Eyes" e a elegância cinematográfica de "Romeo". Dançamos em "Willow" com o seu teclado sincopado e batidas rectas, bem como no caminhante "The Man That Hath No Music In Himself" (que inclui uma pausa perfeitamente technoid). Encontramos em "Sigh No More, Ladies" um hino humorístico e melancólico e o álbum concluí com um misterioso, mas triunfante "Tempest". Ao juntar todo este material literário inspirador, Maria João e João Farinha criam uma nova narrativa que rasga o universo shakespeariano de ponta a ponta.

Para ilustrar este novo mundo sónico, Maria João e João Farinha aumentaram a sua formação básica de pianos eléctricos, sintetizadores, electrónica e bateria para incluir um ensemble de câmara de nove músicos, arranjados e conduzidos pela compositora Sara Ross. Isto permite uma paleta de cores até agora impossível, vitalizando este universo shakespeariano um twist moderno.

"Songs for Shakespeare" é uma experiência para todos, não exigindo o conhecimento prévio das obras do dramaturgo mais famoso do mundo nem sendo excessivamente intelectual – tal como as suas peças, por exemplo, não o eram.

O álbum e o espectáculo ao vivo que o acompanha, será apresentado em festivais e palcos por toda a Europa em torno do seu lançamento. Poderá ser uma maravilhosa introdução ao legado de Shakespeare ou um novo ponto de vista da sua obra.

Sem comentários: