sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

A TEMPESTADE CALMA D' OS FAZEDORES DE SONHOS





















"A Tempestade e a Calma" é o primeiro single d’Os Fazedores de Sonhos, extraído do novíssimo álbum, Alves dos Santos e os Fazedores de Sonhos que será editado a 17 de Março.

Fazedores de Sonhos é constituído por um grupo de artistas que tem em comum a sua paixão pela Poesia e pela Música. E foi essa paixão que os levou a embarcar num projeto inovador que procura, sobretudo, promover a Poesia ao combinar, num mesmo álbum, quer poemas cantados quer poemas declamados.

Neste primeiro tema, pela voz de Mariana de Figueiredo,"A Tempestade e a Calma", é a corporização musical do poema com o mesmo nome, um poema que transpõe barreiras naturais e emocionais para seguir navegando rumo ao destino almejado por todo o ser humano: um amor alcançado mesmo que não explicitamente confessado. 

Mariana de Figueiredo desde pequena que teve um grande fascínio pelo música, principalmente por cantar. Começa por ser autodidata a tocar alguns instrumentos. E na sua adolescência inicia o seu estudo no canto na vertente do Pop/R&B/Jazz. Começa por frequentar aulas de voz com o professor de canto Ricardo Silva e solfejo com o maestro Pedro Duarte. Inicia o estudo na vertente de jazz com o guitarrista Alexandre Bento. E neste sentido ingressa na licenciatura de jazz da Universidade Lusíada em Lisboa tendo como professores, Joana Machado, Massimo Cavalli e Ricardo Pinheiro. E ainda tendo aulas particulares de voz com a professora Vânia Fernandes.

Inicia também uma carreira no mundo fado começando por cantar fado em algumas casas de fado, tornando-se residente numa casa em Alfama durante os últimos quatro anos.

No ano de 2020 é convidada pela RTP2 para prestar uma homenagem a Amália Rodrigues para celebrar o centenário do seu nascimento, num programa chamado "Anda o Sol na minha Rua" em que a fadista canta e toca alguns dos fados que eternizaram a maior diva do Fado. Além de cantora de fado é também letrista e compositora, trabalhando em vários projectos musicais.

Os Fazedores de Sonhos acreditam que este projeto irá permitir que um público mais vasto perceba que a Poesia e a Música são formas de arte que se enriquecem mutuamente e assim desmistificar a ideia, que prevalece ainda entre muitos, que a Poesia é uma arte apenas para um pequeno nicho.

Os Fazedores de Sonhos são:
Alves dos Santos (Poeta e Produtor Executivo)
Ricardo Gordo (Músico e Produtor)
Catarina Guerreiro (Atriz)
Mariana de Figueiredo (Cantora e Compositora)
Nuno Pereira (Actor)
Helena Ribeiro (Cantora)

Alves dos Santos

Autor, Poeta e Produtor Executivo o álbum “A Tempestade e a Calma” e do livro "Os Fazedores de Sonhos"

Nascido a 4 de Fevereiro de 1978 na cidade sul-africana de Johannesburg mas feito gente em Machico, terra onde os descobridores portugueses da bela Ilha da Madeira primeiro firmaram pé, Alves dos Santos é, como a maioria dos humanos, um ser complexo com algumas qualidades e, pelo menos, o mesmo número de defeitos mas que continua, ainda assim, a ser um apaixonado pela vida em todas as suas dimensões.

E foi assim, ao tentar abraçar todas essas dimensões, que se tornou executivo de topo de uma empresa multinacional, atleta e posteriormente treinador de squash, ativista, leitor compulsivo e escritor. Mas isto representa apenas o que Alves dos Santos fez e não quem ele é realmente.
Quem priva com ele provavelmente dirá que ele descreve as coisas como as vê, sem adoçar a pílula, sem subterfúgios mas sempre com uma visão construtiva de quem procura transformar a nossa realidade.

Dirá ainda que Alves dos Santos desafia-se a si e aos outros constantemente, por forma a sermos todos agentes de uma transformação pelo Amor e para o Amor.

Mas, acima de tudo, dirão que Alves dos Santos é um sonhador de sonhos que tem a perseverança e a determinação para os tornar em realidade.

E é talvez por tudo isso que Alves dos Santos tem sido definido como um escritor que, tanto na sua Poesia como na sua Prosa, é capaz de irromper corajosamente pelo espírito humano adentro e arrancar dessas mais profundas entranhas as verdades escondidas, as dúvidas e os medos.

Nas suas palavras encontramos a beleza de um âmago efervescente, uma mescla de ar puro com aromas vulcânicos que envolve o leitor e o transporta para a vida das personagens, numa transparência íntima e em ambientes de céu e luz que se vão alterando passo a passo, mas encontramos sobretudo um retrato de um homem que vive em conluio com a descoberta, com a verdade e acima de tudo com a vida.

Livros Publicados:
A Man at Sea (2021)
O Livro de Todos os Pecados (2019)
Fragmentos de lo Cotidiano (2018)
O Arrais (2017)
Fragmentos do Quotidiano (2016)
Poemas de Amor e Outros Labirintos (2014)

Sem comentários: