sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

CACOS APRESENTA "MARCOS ALVES"

“Marcos Alves” é o nome do álbum de estreia de Cacos. Cacos é multi-instrumentista e neste primeiro trabalho fez tudo. Ou quase tudo.
Cacos assina a produção, composição arranjos e, ainda, a interpretação de instrumentos. É Cacos que ouvimos ao piano, no kazoo, na melódica, no glockenspiel, na flauta de embolo, no sintetizador, na percussão de pés, ou ainda na voz.

Neste disco encontramos 10 composições e arranjos de música original, com a participação especial de músicos como Miguel Menezes no contrabaixo, Theo Pascal no baixo eléctrico, Carlos Ançã nas vozes e Diogo Duque no trompete, flugelhorn e flauta transversal.

"Este Azulejo Português" e "Preguiça Dá Trabalho" são as duas canções que CACOS revela como sendo os dois primeiros singles, deste novo disco.

Sou músico profissional há 20 anos como baterista, percussionista e pianista. Ainda antes de tocar profissionalmente já compunha músicas, sentava-me ao piano e experimentava, tentava até conseguir algo que eu gostasse, isto quando o meu irmão Ruben Alves, grande pianista, largava o piano. As minhas músicas, ora são instrumentais, ora são canções sem letra, isto é, têm estrutura de canção, devem ser cantadas, mas não têm letra. Como não tenho letras nem cantor para as minhas músicas, nem banda, decidi fazer tudo eu, ou quase tudo. Toco piano com as mãos e percussão com os pés e as melodias, sem letra, ou canto, ou toco kazoo, ou toco no piano ou noutro instrumento de teclas, glockenspiel e outros (aceito sugestões). Adaptei os arranjos às minhas características, capacidades e incapacidades que muitas vezes não são um problema para a arte, pois com criatividade encontram-se sempre soluções, por vezes, mais originais. A intenção foi fazer omeletes.

Fazer com o que posso contar, um pouco solitário e talvez triste até, eu sei, mas com vontade de criar beleza e partilhar com todos, agora em disco e depois em palco, só ou bem acompanhado. Neste disco, em algumas das músicas não estou só, portanto muito bem acompanhado. Tive o privilégio das participações musicais, todas de grande nível, dos meus amigos músicos Miguel Menezes (Contrabaixo), Theo Pascal (Baixo eléctrico), Diogo Duque (Trompete, Flugelhorn e Flauta transversal) e do excelente cantor Carlos Ançã. CACOS aka Marcos Alves

Este projecto teve como Parceiro Institucional o Apoio Garantir Cultura, da República Portuguesa.

Sem comentários: