quarta-feira, 26 de abril de 2023

HADESSA LANÇA TRÍPTICO DE VÍDEOS E SINGLES NOVOS















HADESSA, artista emergente da música portuguesa, depois de ter apresentado o seu mais recente single e vídeo "Ruína", lança agora entre o 25 de Abril e o Primeiro de Maio um tríptico de lyric vídeos e singles. Três canções sobre luta, numa altura em que se assinala a luta pela liberdade e dos trabalhadores.

"Mãe (Elegia)", "Dedos Da Mão" e "Força Motriz (ft. Mitó Mendes)" são canções com letras escritas pela própria artista e que refletem em muitos dos temas relevantes na história de HADESSA, tanto quanto artista como quanto pessoa. São lançadas assim em conjunto e num formato de lyric vídeo para que todos possam facilmente ler as palavras da artista.

Três canções centradas na desigualdade de género e desigualdade social. HADESSA reflete, nas suas palavras, na forma como dentro das famílias heteronormativas as mulheres trabalham o dobro, sobre como os trabalhos associados aos cuidados (como as limpezas ou a responsabilidade sobre crianças) são também, pela questão de género, amplamente precários e mal remunerados. São músicas sobre como quando falamos de Abril de 74 não só falamos quase sempre de homens protagonistas (quando as mulheres sempre estiveram presentes na luta contra a ditadura), mas também como esta revolução está inacabada: falta cumprir a verdadeira igualdade, o direito à saúde, educação e habitação.

HADESSA refere: "Depois de apresentar os meus primeiros singles, 'Fortuna' e 'Ruína', que delimitam o espectro do meu álbum de estreia, apresento três singles entre o 25 de Abril e o Primeiro de Maio, datas a que me faz todo o sentido ligar a estes lançamentos. Chamo-lhes Tríptico porque apesar de integrarem o longa duração, também constituem uma narrativa própria. Se o conceito do álbum 'Fortuna' passa pelo questionar do que é o destino e o livre arbítrio, nestes três temas passamos por três momentos da tomada nas mãos do nosso próprio destino: a constatação da realidade, a negação das injustiças e a faísca da consciência, a ação e a incitação à revolta. São músicas de intervenção, na medida que não foram escritas só como forma de expressão artística, mas com uma responsabilidade política e social com a qual espero impactar o meu público."

Das três canções surge também uma parceria importante e única neste disco de estreia de HADESSA, o tema "Força Motriz" é cantado a duas vozes, com a participação da artista Mitó Mendes (Naifa, Señoritas).

"Fortuna", disco de estreia de HADESSA é lançado a 11 de junho, dia em que os romanos celebravam a deusa Fortuna.

Conheça HADESSA:

HADESSA é um novo projeto da música portuguesa. A infância passada a ouvir Fado, a juventude a descobrir as músicas tradicionais e a curiosidade pelas músicas do mundo são audíveis no seu trabalho, que não é alheio às influências blues, jazz, hip-hop, rock, pop. Cada canção é única e reflete uma faceta diferente da artista, que não se enquadra em apenas um género musical.

A música de HADESSA é o veículo das suas palavras. No princípio é o verbo e a sua mensagem. Os poemas das suas composições abrangem as inquietações e alegrias do coração e da vida, e cada canção é um planeta. Fala-nos de maternidade, sexualidade, precariedade, desigualdade e clandestinidade, mas também de abandono, relações tóxicas e doença mental em intricadas mas tangíveis fábulas. “Escrevo sobre o que conheço, o que vivo, o que observo e o que imagino. Cada capítulo da minha vida tem mil finais alternativos que me levam, na minha imaginação, porém invariavelmente, à destruição. Sinto necessidade de contemplar as possibilidades trágicas da vida para reconhecer a minha existência feliz e pacífica, como se apenas conhecendo a dor profunda, pudesse também conhecer o zénite do prazer”, diz-nos HADESSA.

Sem comentários: