sexta-feira, 28 de abril de 2023

NOVO SINGLE DE META















Meta_ ao Vivo

19 Maio- FAUP Fest
09 Junho - NOS Primavera Sound (Trio)
15 Junho - MusicBox Lisboa (Trio)
06 Julho - NOS Alive (c/ Xinobi Live)
15 Julho - Festival Côa

“Fuego Sagrado”, o novo single de Meta_, antecede o álbum de estreia “XIV - A Integração” que vai ser editado com o selo argentino da SHIKASHIKA a 19 de Maio. "Fuego Sagrado" marca uma nova era musical de Meta_, onde é aprofundada a dança entre o orgânico e o eletrónico, num storytelling em 3 línguas — português, espanhol e inglês —, anunciando o carácter híbrido, emocional e formal do álbum, inspirado na viagem que Meta_ fez à América do Sul, em 2019.

“Fuego Sagrado” é uma música sobre libertação, ancorada nos saberes e poderes que cada mulher transporta consigo. É uma ode ao amor e a todos os ciclos que este engloba, mostrando o fogo, aqui sagrado, como força interior e nunca como arma. Em “Fuego Sagrado”, Meta_ convida ao amor próprio, ao encontro com a natureza e a sua regeneração inevitável. A sonoridade do single, cuja letra, voz e composição foi criada pela artista, convoca o corpo à dança de uma purga emocional e conta com as colaborações de Bom Beijo, na produção conjunta; Manu Idhra, na percussão adicional e Ana Marta Dias, Sara Duarte Brandão e Rita Gonçalves, no coro.

O vídeo de “Fuego Sagrado” foi filmado num terreno em regeneração, vítima dos incêndios de 2022. Neste espaço, Meta_ desenha um percurso que honra a ancestralidade e evoca a cura, quer da terra quer de si própria. Aqui, o fogo é também o da queimada, ritual da queima da poda que limpa o terreno para que este se possa regenerar mais facilmente. Por sua vez, a peça de cerâmica, obra de Rita Pereira, representa os ciclos da mulher, as várias fases da lua. O conceito de “Fuego Sagrado” é um percurso de aceitação e regeneração da pele interna e externa, utilizando o fogo como símbolo de poder e de transmutação.

“Fuego Sagrado” é o primeiro momento em que a artista une a dança à música, algo que vai incorporar nos espetáculos ao vivo que já tem marcados no Verão, pondo em prática o convite à dança que a sua sonoridade evoca. No seu percurso, Meta_ dançou ballet clássico durante 13 anos e tem também experiência em dança urbana e contemporânea.

Biografia

Meta é Mariana Bragada, nascida em Portugal, na região de Trás-os-Montes. Canta, escreve e produz o seu universo musical trazendo as suas raízes, a sabedoria ancestral, para uma nova perspectiva na música Folk Eletrónica.

Meta_ cria a sua tapeçaria sonora inspirada nas viagens que realizou pela Europa e pela América do Sul, um som sem fronteiras, entre sentimentos e a história dos seus desafios e fantasias, criando um universo híbrido de sons orgânicos e electrónicos, trazendo uma nova perspectiva aliada às suas raízes portuguesas.

Meta_ estreou-se discograficamente como o EP “Mónada”, em 2019, com o qual andou em digressão pela Europa. Nesse mesmo ano, foi convidada pela Antena 1 para compor e actuar no Festival da Canção, do qual foi finalista, e ganhou o prémio de Melhor Projecto Musical no Festival Emergente. Em 2021, foi distinguida na categoria Música pelo Prémio Nacional Jovens Criadores. No ano passado, editou 2 músicas com Xinobi no seu mais recente álbum “Balsame” (e integra agora a banda ao vivo), e gravou para o aclamado ARTE Concert. Apresentou-se a solo no Festival Rio Loco (Toulouse, França), Urkult Festival (Suécia) e Mumi (Galiza, Espanha). Em Portugal, Meta_ tem actuado em alguns dos melhores festivais de música como Bons Sons, NOS Alive, Westway Lab e tocado e gravado para TEDxPorto, Sofar Sounds e MPAGDP. Ainda em 2022, Meta_ aparece pela primeira vez a cantar no filme “Lobo e Cão” de Cláudia Varejão e, já este ano, estreia-se como actriz no espectáculo “Invencível Armada” produzido pela associação cultural UmColetivo.

A par de Xinobi, Meta_ já colaborou com Octa Push (PT), FOQUE (PT), Bom Beijo (SE), Temple Rat (Shanghai, China), :Papercutz (PT), Luíz Gabriel Lopes (BR) e LaBaq (BR).
 

Sem comentários: