quinta-feira, 11 de maio de 2023

FESTIVAL ARTES À VILA

 











O Festival Artes à Vila anuncia nova edição que celebra a música portuguesa e que, nesta sexta edição se associa às comemorações dos 40 anos do Mosteiro da Batalha enquanto Património Mundial da UNESCO. Filipe Sambado, Meta e Pedro Jóia são alguns dos artistas que atuam nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro de 23 a 25 de junho. O festival fecha com um espetáculo dedicado à origem da música popular portuguesa com o fado de Lisboa, a canção de Coimbra e o cante alentejano.

Programa 2023
Entrada livre mediante reservas

23 JUNHO

Henrique Fraga
Galeria Municipal Mouzinho de Albuquerque | 19h30

Atuação do guitarrista Henrique Fraga acompanhado por João Teixeira à Guitarra Clássica, onde serão interpretados alguns dos seus temas originais, bem como alguns dos mais carismáticos e exigentes temas instrumentais alguma vez compostos para a Guitarra de Coimbra.

24 JUNHO Filipe Sambado
Capelas Imperfeitas | 18h

Filipe Sambado compõe canções notáveis que partem de uma matriz indie pop e consolidam um universo sónico que nos interpela, convoca a memória e projectam-na num exercício de reconfiguração da identidade portuguesa actual. Em 2016, após alguns EPs, estreou o primeiro longa-duração Vida Salgada e em 2018 editou Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo disco nacional do ano pela Antena 3,

Radar, Vodafone FM, entre outras publicações, e nomeado para os Prémios SPA 2019 na categoria de Melhor Trabalho de Música Popular. Depois da sua participação no Festival da Canção em 2020, como compositora e intérprete, Filipe Sambado tem vindo a colaborar como música, compositora e produtora em muitos outros projetos musicais, revelando uma artista completa e multifacetada com o seu lugar na história da música nacional.

Meta
Capelas Imperfeitas | 17h

Meta é Mariana Bragada a explorar a essência da raiz. Vem de Trás-os-Montes partilhar a conexão com a memória ancestral e uni-la à música eletrónica. Utilizando a voz como instrumento principal, Meta toca a solo com a loopstation, drum machine, guitarra elétrica e adufe, dando novas forma à música portuguesa. Já atuou no Bons Sons, Festival da Canção, Porta 253 e lançou recentemente La Tormenta e Mujer com Xinobi.

O Fado, A Canção e O Cante
Capelas Imperfeitas 18h30

A partir do convite ao grupo coral de Cante Alentejano Os Boinas, para celebrar no Artes à Vila a portugalidade do património material edificado e imaterial da cultural nacional, percebemos a importância do momento de celebrar também nos 40 anos do Mosteiro da Batalha - património da humanidade, a oportunidade de encenar um espetáculo único que abraçasse as várias canções populares e tradicionais do povo português, como o Fado de Lisboa com a fadista Catarina Santos e a Canção de Coimbra com o grupo Inquietaçã

Pedro Jóia
Capelas Imperfeitas | 17h

Um dos mais aclamados guitarristas e compositor portugûes apresenta a solo alguns dos temas de maior sucesso da sua carreira. Com inúmeros discos editados destacam-se participações e colaborações com Mariza, Resistência, Ney Matogrosso, Gilberto Gil entre outros. O seu último disco é dedicado a Zeca e apresenta-se a solo no Artes à Vila a 25 de Junho 2023.

Batalha Jazz convida GeraJazz
Auditório Mosteiro da Batalha | 16h

Batalha Jazz convida a GeraJazz para uma “batalha” de bigbands jazzísticas. Inclusão pela Arte. A residência artística Batalha Jazz promove oportunidades educativas musicais para o desenvolvimento de capacidades sociais, emocionais e criativas. Nesta primeira edição, dedicada à improvisação jazzística, o maestro Eduardo Lála propõe uma abordagem a temas do cancioneiro de jazz através da prática de conjunto.

Direcionado para várias faixas etárias, os participantes são encorajados a experimentar e a desenvolver as suas ideias musicais com técnicas diferenciadoras, permitindo uma melhor capacitação dos mais jovens e promovendo a inclusão através da arte. Tem também o objetivo de expandir o repertório musical dos participantes contribuindo para uma aprendizagem diversificada, culminando numa apresentação ao vivo em conjunto com a orquestra GeraJazz, no âmbito do festival Artes à Vila a 25 de junho de 2023 no Mosteiro da Batalha.

O Festival Artes à Vila realiza-se no Mosteiro da Batalha com espetáculos que celebram a música popular.

As Capelas Imperfeitas e o Claustro Real do Mosteiro acolhem famílias de todo o país num encontro entre músicos consagrados e artistas emergentes.

Um fim-de-semana com concertos, exposições, workshops e conferências que promovem a cultura portuguesa e as músicas do mundo. No “Palco das músicas bonitas” já passaram músicos como Valter Lobo, Paulo de Carvalho, Benjamim, Dulce Pontes, Manuel Cruz e Júlio Pereira, entre outros.

Sem comentários: