sexta-feira, 9 de junho de 2023

FESTIVAL METAMORFOSE RECEBE 55 INSCRIÇÕES



















O anúncio dos oito selecionados será feito em direto, no dia 23 de junho. Após a atuação destes projetos em programas transmitidos via streaming vídeo em direto, os quatro primeiros classificados terão a oportunidade de atuar ao vivo em Soure e serão premiados monetariamente.

O Festival Metamorfose, iniciativa da Academia de Música de Coimbra, coorganizada com o Município de Soure, recebeu, entre 22 de maio e 7 de junho, 55 inscrições para a sua terceira edição. As candidaturas apresentadas, por projetos a solo e em colectivo, abrangem uma ampla gama de géneros, desde Rock, Pop e Hip-hop até Eletrónica, Jazz, Blues, Funk, Soul, Dance, Metal, Punk, Folk, Indie, Clássico e Alternativo. Há candidatos dos grandes centros urbanos, bem como de pequenas localidades do interior. Todos partilham o objetivo de utilizar o Festival Metamorfose como uma plataforma para apresentar talentos emergentes e relançamento de projetos.

O júri, composto por Carlos M. Cunha, Jessica Nogueira, João Paulo Castanheira e Eduardo Santiago, terá agora a responsabilidade de selecionar os oito concorrentes que irão atuar individualmente em programas transmitidos via streaming vídeo em direto. O anúncio dos oito escolhidos será feito no dia 23 de junho, durante um programa em direto, que contará com representantes de todos os concorrentes, e onde também será determinada a ordem de apresentação. As atuações serão transmitidas através das redes digitais do Município de Soure e do Festival Metamorfose, de 10 a 14 e de 17 a 21 de julho, sempre às 21h30.

A seleção dos quatro finalistas que irão atuar na semifinal e na final é determinada por um processo assenre em quatro critérios: o número de "pico de visualizadores em direto" do programa de cada projeto musical concorrente (25%), o número total de minutos visualizados do programa desde o primeiro minuto do início do programa até às 23h59 do quinto dia seguinte (25%), a votação do público em www.festivalmetamorfose.com, que estará aberta a partir de 21 de julho (25%), e a votação do júri (25%).

O Festival Metamorfose é coorganizado pelo Município de Soure, que acolherá dois grandes concertos públicos nos dias 16 e 22 de setembro: a meia-final e a final. Durante esses eventos, serão distribuídos prémios monetários no valor total de 3.000,00 Euros.

O Festival Metamorfose aceitou candidaturas de projetos de todo o país, independentemente da nacionalidade, língua, género ou estilo musical. As candidaturas podiam ser individuais ou em grupo, com um máximo de cinco elementos. A condição obrigatória era a apresentação de cinco temas, sendo que pelo menos três deles deveriam ser originais.

Os objetivos do Festival Metamorfose são estimular a criatividade artística e musical, contribuir para a valorização, desenvolvimento e formação na área artística musical, incentivar e proporcionar oportunidades para projetos emergentes, oferecendo-lhes ferramentas de divulgação e aconselhamento especializado ao longo do evento, e propor uma relação nova, diversa e não convencional entre o público e os projetos artísticos.

O novo rosto do Metamorfose

No início da próxima semana o Festival Metamorfose vai revelar o/a apresentador/a da edição de 2013, que terá a responsabilidade de guiar os espetadores através das eliminatórias, apresentar os projetos musicais e interagir com o público. As inscrições, exclusivas para maiores de 18 anos, residentes em Soure, encerraram no dia 7 de junho.

Sem comentários: