quarta-feira, 27 de setembro de 2023

BANDA SAFARI ZONE VENCE FESTIVAL METAMORFOSE 23'














O Festival Metamorfose’23 Soure chegou ao fim e na noite de 22 de setembro foram conhecidos os vencedores. A banda lisboeta Safari Zone, constituída por Duarte Cruz (teclas/guitarra), Carolina Trindade (vocal), José Maldonado (guitarra), Pedro Lamego (baixo) e Vasco Gomes (bateria), conquistou o 1.º lugar com seu rock alternativo/psicadélico, recebendo um prémio no valor de 1.500 euros.

Os grupos Safari Zone, bombazine, Raiva Rosa e EN1, por esta ordem, ocuparam as quatro primeiras posições, concorrendo a um prémio monetário total de 3.000 euros. Estas bandas atuaram na noite de 15 de setembro, no Pangeia - Festival Municipal da Juventude de Soure, onde foram anunciados os 3.º e 4.º classificados, Raiva Rosa e EN 1. Na noite de 22 de setembro, sexta-feira, o público e o júri presentes na Feira de São Mateus Fatacis decidiram atribuir o 1.º e o 2.º lugares às bandas de Lisboa (Safari Zone e bombazine) que chegaram ao final da 3.ª edição do festival.

As atuações desta sexta-feira foram o culminar de uma iniciativa que foi apresentada publicamente a 15 de maio. Das 55 bandas que se candidataram-se, o júri (constituído por Carlos Cunha, Jessica Cipriano, João Paulo Castanheira e Eduardo Santiago) selecionou oito projectos — bombazine, Cobra ao Pescoço, Eduardo Branco, EN1, Leo the Painter, Raiva Rosa, Safari Zone e Sleep Therapy —, que se apresentaram em programas ao vivo, entre 10 e 20 de julho. 8923 espectadores assistiram às atuações em direto destes projetos, em oito programas que totalizaram 2335 horas de visualizações. Mais de 3500 votaram no site festivalmetamorfose.com no seu projeto musical preferido, entre 21 e 24 de julho, período durante o qual também o júri pontuou os candidatos».

Estimular a criatividade artística e musical; contribuir para a valorização, desenvolvimento e formação na área artística musical; incentivar e proporcionar oportunidade para projetos emergentes (proporcionando-lhes ferramentas de divulgação e aconselhamento especializado ao longo da sua participação no evento) e propor o estabelecimento de uma relação nova, diversa e não convencional entre espetador e projeto artístico são alguns dos objetivos do Festival Metamorfose.

A organização faz um «balanço muito positivo desta terceira edição, que é um incentivo para o regresso em 2024. A Academia de Música de Coimbra e o Município de Soure estão «profundamente orgulhosos desta iniciativa, impulsionadora do crescimento e inovação no campo da cultura musical portuguesa».

O Festival Metamorfose foi criado em 2021 pela Academia de Música de Coimbra, para «dar palco e público a novos talentos». Passada a pandemia, o conceito evoluiu e o festival passou a ser coorganizado com o Município de Soure.

Sem comentários: