“Defesa Pessoal”, o mais recente álbum do projecto de Luís Varatojo LUTA LIVRE, será apresentado ao vivo, pela primeira vez, em Lisboa dia 19 de outubro às 22h00, no B.Leza.
Depois de Peste & Sida, Despe e Siga ou A Naifa, entre outros, é em LUTA LIVRE que Luís Varatojo olha para a sociedade de forma acutilante, fazendo da cantiga a sua arma. O projecto foi criado em plena pandemia, com um conjunto de canções de teor interventivo, ilustradas em vídeos de animação. "Técnicas de Combate" foi o álbum de estreia, editado em 2021, que levou a Luta em digressão nacional, tendo lançado "Defesa Pessoal" no final de março deste ano.
Depois do sucesso da sua estreia ao vivo nas comemorações do 25 de Abril no Porto, na Avenida dos Aliados, será a vez do público lisboeta cantar a plenos plumões as já conhecidas palavras de ordem de “Defesa Pessoal”
Os bilhetes para o espectáculo de apresentação no B.Leza, em Lisboa, já se encontram disponíveis aqui.
Bilhete - 15€
Bilhete + CD - 20€
“A Luta Continua.
Como o mundo continua a rodar no sentido contrário dos interesses do povo, a Luta Livre lança um novo disco.
São 10 canções de protesto para acordar uma sociedade sonolenta, bebendo da tradição de Zeca, Zé Mário Branco, mas também o folk, o ska, o hiphop... A filosofia mantém-se. Uma espécie de arte popular direta, sem subterfúgios que a desviem da sua essência: dar voz a causas comuns, passar uma mensagem de luta de forma inequívoca, entendendo-se todas as sílabas cantadas.
A música e as letras, bem como a componente visual dos clips em animação, correm todas no sentido dessa clareza. Nas letras, juntam-se novas causas sem abandonar necessariamente as expressas do disco anterior. Na música, há uma aproximação mais evidente à tradição popular, na senda de José Afonso e Fausto. E, enquanto o primeiro volume, escrito em plena pandemia, foi obra de um homem só, engajado e preocupado com o mundo; neste segundo disco há uma dimensão coletiva mais evidente, sobretudo nos arranjos, que sugerem caminhos diversificados dentro de uma inalterável base conceptual.
Tudo para avisar a malta.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mas ainda é preciso dizer umas boas verdades.”
Manuel Halpern

Sem comentários:
Enviar um comentário